Cidades

INCÊNDIOS

A+ A-

Bombeiros de DF utilizam preparação para a Amazônia no combate às chamas no Pantanal

Ao todo, 34 militares devem ficar em MS até a extinção das chamas

Continue lendo...

Após decretar emergência devido aos grandes índices de incêndios que castigam Mato Grosso do Sul nos últimos dias, o reforço do Governo Federal chegou e 34 Bombeiros da equipe de combate a incêndios florestais do Distrito Federal (DF) já estão na região para começar os trabalhos de combate. Os militares estavam de prontidão e treinados para atuarem na Amazônia, mas foram realocados para ajudar na extinção no Pantanal. 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso do Sul é o sexto Estado com maior número de focos de calor no mês de setembro, centrando 7,7% dos incêndios florestais do País. 

Em Mato Grosso do Sul, o número de ocorrências atendidas cresceu 45% na comparação janeiro/setembro de 2019 com 2017, saltando de 3.151 casos para 4.946. Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com grupo de militares que trabalha exclusivamente no atendimento aos incêndios e terá ajuda dos novos militares. 

A equipe chegou em Campo Grande na madrugada desta sexta (20) e após apresentação com o comando geral do Corpo de Bombeiros, seguiram rumo a Aquidauana. Lá, atuará no combate aos incêndios. Na visão da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros MS, este município é o que mais precisa de atenção no momento.. 

Com equipamentos próprios, sendo seis viaturas, um ônibus, um caminhão de transporte de tropa, 4 caminhonetes, além de uma aeronave Air Tractor, modelo AT-802F fabricado nos Estados Unidos, deve chegar ainda hoje no estado. Com autonomia de 4 horas e capacidade para transportar até 3,1 mil litros de água, a aeronave é uma das apostas de grande força para combater as chamas. Outros equipamentos menores também serão utilizados, como bombas costais, abafadores, motobombas, material de sapa, motosserra. 

De acordo com o tenente coronel Waldemir Moreira Jr, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul o combate vai ser baseada em Aquidauana, porque pelas vistorias identificaram que a cidade é o ponto médio de vários incêndios florestais em torno da cidade. “A partir dali a gente consegue proporcionar a logística necessária para esses combates e essa tropa vai reforçar nossas equipes. O incêndio florestal é muito dinâmico, ele muda durante o dia e de um dia para o outro  muda todo o cenário. É preciso ter um planejamento constante, nós continuamos o combate em todas as áreas, atualmente temos 250 bombeiros por dia trabalhando em todo o Estado”, disse.

Para dar as boas vindas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Joilson Alves do Amaral, destacou que a ajuda de prontidão faz parte da essência dos Bombeiros em qualquer lugar do país. “Nós estávamos chegando no nosso limite operacional, muitas autoridades precisaram se disponibilizar para que isso ocorresse e essa pronta resposta faz parte de nós Bombeiros”, disse. 

Ainda de acordo com o comandante Amaral, já foi feito o pedido de mais materiais para ajudar no combate, principalmente helicópteros do Exército Brasileiro. 

Líder da tropa de Brasília, o tenente coronel Domingos Márcio Ferreira da Silva disse que primeiro será analisado as prioridades só então será traçado o deslocamento para o combate, na duração da operação Domingos explica que não há um prazo estabelecido. “Nós vamos ficar aqui até quando for necessário, nosso apoio aqui veio de orientação do Governo do Distrito Federal, do nosso comandante do Corpo de Bombeiros do DF nós permaneceremos aqui até quando for necessário”, explicou o tenente coronel. 

Coordenador da Defesa Civil Estadual, Fábio Santos Coelho Catarineli equipes estão a campo e ainda não há dados atualizados de área queimada, segundo Catarineli, até ontem 250 focos de incêndio no estado foram registrados. As operações aérea e terrestre serão desenvolvidas nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Porto Murtinho e Bonito, que na visão da Defesa Civil estão bastante críticas. 

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, os custos da estadia de longa data ou não dos militares do Distrito Federal ainda não foram mensurados, mas o que se pode adiantar é que o custo apenas de combustível, nas viaturas e mais a aeronave - durante 10 dias- será de R$ 220 mil. “Outros valores como alimentação, salários e horas extras ainda foram contabilizados, até porque o salário depende da patente de cada um”, finalizou. 

PLANEJAMENTO

Parte da operação começou a ser montada na reunião da Sala de Situação Integrada, com a discussão sobre as pistas de pouso para servir de apoio e o transporte de água e querosene para a aeronave. 

As áreas críticas são o Pantanal e o entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, onde o fogo avança em direção à reserva. Há focos também próximos ao Parque Estadual do Rio Negro, entre Aquidauana e Corumbá.

EXPECTATIVA DE CHUVA

Conforme dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) há expectativa de chuvas para o Estado no período de 25 de setembro a 3 de outubro, com acumulado de 20 milímetros.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Corumbá liderou novamente o ranking de focos de calor, com 152 (40%), seguida por Aquidauana, com 63 (17%); Porto Murtinho, 42 (11,3%); e Miranda (17 (4,6%).

 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).