Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

BUSCANDO REDUÇÃO

Baixa no preço do transporte público deve ser discutida no Senado

Autor do pedido é senador de Mato Grosso do Sul

14 JUN 19 - 18h:01FÁBIO ORUÊ

Uma audiência pública foi solicitada, nesta sexta-feira (14), na Comissão de Infraestrutura do Senado, para debater alternativas de redução no preço da tarifa do transporte público coletivo urbano.

O autor do pedido foi o senador Nelson Trad Filho (PSD-MS), que vê que a capacidade de pagamento da população está em queda por dois fatores: perda do poder de compra do salário mínimo e aumento do preço das tarifas acima da inflação.

“As políticas públicas de transporte e mobilidade urbana não têm se mostrado efetivas para conter o aumento das tarifas de ônibus urbanos. Isso acaba por prejudicar diretamente o cidadão brasileiro que depende do serviço de transporte, repercutindo muito na renda familiar em momentos de crise financeira como o que estamos vivendo”, justificou o senador.

Diversos estudos têm buscado sinalizar que existem maneiras de baixar o preço das passagens no Brasil, segundo o senador, por meio da implementação de programas de financiamento do custeio do transporte público coletivo urbano, seja pelo estabelecimento de subsídio estatal, pela cobrança de taxas de congestionamento em áreas centrais, utilizando instrumentos de captura de valor, alugando espaços em terminais e estações.

Serão convidados para participar da audiência o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo, o secretário Especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Giácomo Trento, representante da Frente Nacional de Prefeitos, representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), representante da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes (CONUT) e representante da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). 

A população poderá participar enviando dúvidas e sugestões através do portal E-Cidadania. A data da audiência pública será divulgada assim que for agendada pela Comissão de Infraestrutura do Senado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Quadrilha de roubo no Centenário agrediu criança em outro crime
DESARTICULADA

Quadrilha de roubo agrediu criança no Vilas Boas

Justiça nega recurso e mantém guardas em liberdade provisória
GRUPO DE EXTERMÍNIO

Justiça nega recurso e mantém guardas em liberdade

Mandante de roubo no Centenário pediu saída para terminar TCC
"PRIORIDADES"

Mandante de roubo pediu saída para terminar TCC

Mesmo com caçambas, lixo é descartado irregularmente na 14
14 DE JULHO

Mesmo com caçambas, lixo é descartado irregularmente

Mais Lidas