Cidades

CHAPADÃO DO SUL

Avião agricola cai e piloto de 41 anos morre

Aeronave tinha como destino Juara (MT) e caiu 10 km depois de decolar

RAFAEL RIBEIRO

10/12/2018 - 13h02
Continue lendo...

Um avião comercial Prefixo PP- SFJ foi encontrado caído na manhã desta segunda-feira (10) em uma lavoura de soja, da fazenda do Bim Gasparelli, em Chapadão do Sul. As informações são do portal 'O Correio News'.

O avião decolou por volta das 10 horas de domingo, de um aeroporto em uma propriedade rural, com destino a Juara (MT) e cerca de 10 km da pista caiu, provocando a morte de Gilsimar Ferreira Freitas, 41 anos, que tem familiares em Cassilândia e Fernandópolis (SP).

Segundo informações de um familiar, Gilsimar deveria ter pousado em Costa Rica, antes de seguir viagem para a fazenda no Mato Grosso em que ele é gerente. Como não apareceu, nesta manhã o primo decolou com seu avião e, ao sobrevoar a rota, localizou os destroços do avião.

A vítima estava no sábado em Chapadão do Sul, visitando amigos e, na manhã do domingo, seguiu viagem. Há relato que o avião fez um sobrevoo na pista de tiros na fazenda Campo Bom, onde seus amigos participavam de um torneio. Algumas pessoas chegaram a contar que o motor apresentava um barulho estranho.

O primo da vítima também afirmou que Freitas tomava alguns remédios  - sem especificar quais - e não descarta ter apagado durante o voo, pela circunstância da queda do avião. Bombeiros e as polícias Civil e Militar foram mobilizados para atender ao acidente. Até o fechamento desta edição, as equipes aguardavam a perícia para a retirada do corpo da vítima.  

Cidades

Semana será típica de verão, com calor e tempestades em MS

Dias devem começar com sol, mas chuva deve ocorrer entre a tarde e a noite

12/01/2026 18h45

Há alerta de tempestades para quase todo o Estado, incluindo Campo Grande

Há alerta de tempestades para quase todo o Estado, incluindo Campo Grande Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão do tempo indica que esta semana terá um padrão típico de verão, caracterizado por calor e pancadas de chuvas ao longo do dia. Há possibilidade de tempestades para algumas regiões do Estado.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), os dias devem começar com sol e variação de nebulosidade.

Já a partir da tarde e ao longo da noite, o aquecimento diurno e o deslocamento de cavados aumentam as condições para a ocorrência de pancadas de chuva.

Em pontos isolados do estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 50 km/h.

Em relação às temperaturas, a mínima prevista é de 19°C e a máxima de 34°C. Veja a previsão por região:

  • Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas entre 19-21°C e máximas entre 27-31°C.
  • Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-32°C.
  • Regiões Bolsão, Norte e Leste: Mínimas entre 21-24°C e máximas entre 31-34°C.
  • Campo Grande: Mínimas entre 21-23°C e máximas entre 28-30°C.

Alerta de tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta vigente de perigo potencial para tempestade, válido para vários municípios do Estado, incluindo Campo Grande. A vigência é até o fim desta terça-feira (13), podendo ser renovado.

Conforme o alerta, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Desta forma, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O instituto alerta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de ocorrências relacionadas à chuva, a dica é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

VOLTA ÀS AULAS

Alunos da rede estadual terão educação jurídica na programação escolar

Os encontros terão dinâmicas, como jogos educativos e ações interativas, pensadas para facilitar o aprendizado e estimular a participação dos estudantes

12/01/2026 17h14

A implementação do programa foi viabilizada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a PGE do Estado e a de São Paulo,

A implementação do programa foi viabilizada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a PGE do Estado e a de São Paulo, Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Os alunos da rede estadual de ensino terão novidades na volta às aulas neste ano.  O programa "Procurando Saber" tem como objetivo promover o conhecimento sobre o sistema de justiça, direitos e deveres dos cidadãos, utilizando linguagem simples e metodologia participativa, de modo a aproximar os jovens das instituições públicas. A iniciativa será promovida pela Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE-MS).

Os encontros terão dinâmicas, como jogos educativos e ações interativas, pensadas para facilitar o aprendizado e estimular a participação dos estudantes da rede estadual.

O programa contará com a participação de procuradores do Estado e apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED).  As ações estão previstas para escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

A implementação do programa foi viabilizada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a PGE do Estado e a de São Paulo, que prevê o compartilhamento de metodologias e boas práticas do programa desenvolvido em São Paulo.

De acordo com dados da PGE de São Paulo, o projeto alcançou 560 estudantes, em 23 escolas públicas do estado.

O documento foi assinado neste mês pela procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, pela procuradora-geral de São Paulo, Inês Coimbra, e o secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).