Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

NESTA TERÇA

Aumento de servidores está atrelado
à aprovação de medida no Senado

Governo do Estado quer alongar dívida com BNDES para garantir reajuste

19 JUN 17 - 20h:32RODOLFO CÉSAR E RENAN NUCCI

O governo do Estado aguarda sessão do Senado desta terça-feira (20) para definir como vai propor reajuste para servidores estaduais. As tratativas estão atreladas ao trabalho dos senadores porque é aguardado que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), leve para votação resolução que permite alongamento da dívida de federeções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A administração estadual apontou que a concessão de reajuste está atrelada a esse prolongamento do pagamento da dívida para mais 10 anos.

"Vai ter em 3 de julho uma nova conversa com os servidores. E amanhã precisa ser aprovada uma resolução (que permite a negociação sobre a dívida). Houve comum acordo entre o presidente do Senado, o presidente do Brasil e o presidente do BNDES (Paulo Rabello Castro)", disse o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em evento na manhã de hoje em Campo Grande.

Ele confirmou que o aumento aos cerca de 75 mil servidores estaduais está atrelado ao acordo firmado na semana passada, durante jantar em Brasília com o presidente Michel Temer, outros governadores e o dirigente do banco.

O que está atualmente em pauta para ser oferecido é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA-A) do período de 12 meses da data-base do funcionalismo – maio de 2016 e maio deste ano. Ele vai representar aumento de 3,59% e vai apenas repor a inflação, sem incorporar nenhum valor a mais, que é o chamado ganho real.

Os contratos de financiamento que Mato Grosso do Sul tem com o BNDES somam os valores de R$ 1,2 bilhão. Conforme o governo, na atual proposta da União de repactuar os pagamentos o total que poderia ser alongado é de R$ 600 mil. Para abranger o total, será necessário que a resolução encampe todos os contratos do banco e não só os ligados à Copa do Mundo.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião