Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

A PARTIR DE SEGUNDA

Assinantes de TV paga receberão alertas de desastres naturais em MS

Avisos informarão sobre risco de temporais, alagamentos, vendavais, entre outros

15 NOV 19 - 15h:02GLAUCEA VACCARI

Clientes de TV por Assinatura de Mato Grosso do Sul e outros dez estados do Norte e Centro-Oeste passarão a receber mensagens de alerta sobre possibilidades de desastres naturais a partir de segunda-feira (18). Avisos informarão sobre riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos de risco. 

O conteúdo desses alertas é de responsabilidade  do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização da ferramenta que viabiliza o envio dos alertas.

O cliente de TV por Assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não será necessário fazer um cadastro para receber as notificações de emergência e também não será possível bloquear o recebimento das mensagens. 

O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o fim do ano, o sistema funcionará em todo o país. 

A notificação será complementar ao encaminhamento de alertas por mensagens de texto (SMS) para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017 e cadastro permite receber alertas referentes a qualquer localidade do País, bastando registrar o CEP.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Prefeitura aprova ‘pacotão’ para suplementação de R$ 240 milhões
CONFIRA VALORES

Prefeitura aprova ‘pacotão’ para suplementação de R$ 240 milhões

Com obras quase concluídas, 23 novas casas serão entregues no Bom Retiro
CAMPO GRANDE

Com obras quase concluídas, 23 novas casas serão entregues no Bom Retiro

PT e PSL devem ficar com quase 20% do fundo eleitoral
FUNDO ELEITORAL

PT e PSL devem ficar com quase 20% do fundo eleitoral

Em meio a negociação salarial, motoristas de ônibus ameaçam paralisação
TRANSPORTE PÚBLICO

Em meio a negociação salarial, motoristas de ônibus ameaçam paralisação

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião