Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

tempo

Agosto pode acabar sem chuva na Capital, avisa meteorologista

Calor, umidade baixa e poeirão são resultado do tempo seco, prestes a completar 30 dias

11 AGO 2015Por DA REDAÇÃO00h:00

O tempo seco promete não dar tregua ao sul-mato-grossense nesta semana. Apesar da expectativa de registrar 34 milímetros de chuva até o final de agosto, os especialistas explicam que há a possibilidade de não chover neste mês. “No acumulado histórico, os meses de julho e agosto sempre são os mais secos no Centro-Oeste. Mesmo esperando um índice baixo de chuva, ainda há o risco de não chover, já que em 2013, 2010 e 2007 não houve registros. Em 2012 só foram registrados 1,2 milímetros”, justificou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Helena Balbino. 

Na Capital, por exemplo, não cai uma gota do céu desde o dia 15 de julho, ou seja, se a previsão se confirmar, até sábado a estiagem completará um mês. Para entender o fenômeno Helena explica que o calor está sendo causado pela falta de nebulosidade. “O tempo seco vai continuar porque há um sistema de alta pressão sobre o Estado. O ar seco que está no alto nível da atmosfera faz com que não se forme nuvens permitindo que chegue mais radiação solar ao solo”.

A previsão é que hoje e amanhã a umidade relativa do ar aumente um pouco. “Haverá um pouco mais de nebulosidade no Oeste e Sul de Mato Grosso do Sul, mas não chega a chover. Na quarta-feira a expectativa é que os índices voltem a abaixar mais. A recomendação é que as pessoas usem soro para hidratar as mucosas do nariz, pois fica muito seco e não faz uma boa defesa do organismo”. Outra orientação é proteger a pele e manter a hidratação. 

*A reportagem, de Gabriela Couto, está na edição de hoje do Jornal Correio do Estado.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também