Cidades

CONTROLE BIOLÓGICO

Capital terá Aedes aegypti sem vírus da dengue no meio ambiente

Medida deve reduzir gradativamente população de mosquitos infectados

TAINÁ JARA

30/03/2019 - 15h18
Continue lendo...

Campo Grande vai ser uma das primeiras cidades de grande porte do País com Aedes aegypti bloqueado pelo vírus da dengue circulando no ar. No próximo dia 15 de abril,  o projeto será lançado na Capital por pesquisadores da Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz). O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enquanto participava de evento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e uma terceira cidade, ainda em fase de seleção, também devem receber o mosquito infectado pela bactéria Volbaquia, responsável por bloquear a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti. “Isto consiste em pegar os mosquitos, que são os mosquitos da dengue, vamos dizer, do bem e soltá-los no meio ambiente. Eles vão cruzar com os mosquitos que transmitem [a dengue] e não nascerão mais mosquitinhos”, explicou o ministro. A fêmea infectada repassa a bactéria para os filhotes, que também nascem incapazes de transmitir as doenças.

A bactéria, que não oferece riscos a saúde humana, é natural em pelo menos 70% dos insetos. Entretanto, não ocorre naturalmente no mosquito da dengue. A Volbaquia é inócua, ou seja, vive dentro das células do hospedeiro. Então, quando o inseto morre, ela morre também. 

Conforme o ministro, a estratégia foi testada em moscas de pomar e tiveram sucesso no combate da praga. Com a inserção do mosquito alterado no meio ambiente, a tendência é que o número de insetos contaminados com o vírus da dengue cai gradativamente. “Desta forma, se chegarmos a 50 mil mosquitos, eu não terei mais epidemia”, explicou. .

Os primeiros resultados das alterações foram apresentados pela primeira vez em 2016. Os testes foram feitos em agosto de 2015 em dois bairro do Rio de Janeiro: Ilha do Governador e Jurujuba. Ao serem coletados cinco meses depois, 80% dos mosquitos dos locais estavam infectados. O resultado sugere que o controle se baseia na reprodução natural do inseto.

VACINA

Outra medida de controle da transmissão do vírus é a vacina contra a dengue. A imunização, com blindagem estimada de 86%, está em fase final de testes no Instituto Butantan, em São Paulo. “É uma vacina só, que pega os quatro vírus. Nós não teremos mais epidemia. Teremos apenas casos isolados”, explicou o ministro.

Mandetta ressalta que as pesquisas são parte das ações do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sistema que muitas vezes as pessoas acham que não é utilizado para pesquisa”.

O último Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 27 de março, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), registrou 15.924 casos de dengue notificados no Estado, sendo o 3º estado em incidência da doença no País. Desde o início do ano foram cinco mortes: duas no município de Três Lagoas, duas em Campo Grande e uma em Dourados. 

 

DECISÃO

Agente é suspenso de cargo por 60 dias em Campo Grande

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor

12/12/2025 12h30

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor Reprodução

Continue Lendo...

O agente de segurança socioeducativa João Antonio de Brito foi suspenso do cargo por 60 dias, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12). A penalidade consta na Resolução “P”/SEJUSP/MS nº 680, de 11 de dezembro de 2025, assinada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

De acordo com o documento, a punição é resultado do Processo Administrativo Disciplinar nº 31/305.674-2024, no qual o servidor foi enquadrado por violar uma série de deveres e proibições previstos na Lei nº 1.102/1990, que estabelece o Estatuto dos Servidores Civis do Estado.

Quais dispositivos foram violados?

A decisão aponta que o agente infringiu os incisos III, IV, V, XII e XIII do artigo 218, que tratam dos deveres do funcionário público. Esses trechos determinam que o servidor deve:

  • III – desempenhar com zelo e presteza as tarefas que lhe forem atribuídas;
  • IV – manter sigilo sobre assuntos internos da repartição;
  • V – comunicar aos superiores eventuais irregularidades das quais tiver conhecimento;
  • XII – estar em dia com leis, regulamentos e instruções relacionadas ao cargo;
  • XIII – manter conduta, na vida pública e privada, compatível com a dignidade do cargo.

Além disso, a resolução cita o inciso VI do artigo 219, que lista as proibições aplicáveis aos servidores. O dispositivo veda “promover manifestações de apreço ou desapreço dentro da repartição, ou tornar-se solidário com elas”.

A penalidade de suspensão aplicada ao agente está fundamentada ainda no inciso II do artigo 231, que prevê suspensão de até 90 dias para infrações de natureza média ou grave, e nos incisos I e III do artigo 234, que tratam do rito e consequências do processo disciplinar.

Com a publicação no Diário Oficial, a suspensão passa a contar a partir da comunicação formal ao servidor, conforme prevê o Estatuto.

Assine o Correio do Estado

BALANÇO FINAL

"Papai Noel dos Correios" fecha 2025 com 100% das cartinhas adotadas

9,5 mil cartinhas foram cadastradas neste ano; as que ainda não foram apadrinhadas, serão contempladas com presentes doados pela Receita Federal

12/12/2025 12h00

MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Todas as cartinhas (100%) da campanha "Papai Noel dos Correios" foram adotadas, no ano de 2025, em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 9,5 mil cartinhas foram cadastradas neste ano. As que ainda não foram apadrinhadas, serão contempladas com presentes doados pela Receita Federal.

A ação funciona da seguinte forma: crianças escrevem a carta e, em seguida, adultos adotam e compram o presente. Hoje, 12 de dezembro de 2025, é o último dia para escrever e apadrinhar uma cartinha.

Alguns dos pedidos dos pequeninos são roupas, brinquedos, bonecas, carrinhos, chocolate, ursos, jogos, bolas, roupas, sapatos, material escolar, maquiagens, bicicleta, videogames, jogo de tabuleiro, jogo de cartas, jogo da memória, tabuleiros, quebra-cabeça, peteca, ioiô, bambolê, chocalhos, massinha de modelar, instrumentos musicais infantis, de montar/desmontar, entre outros.

Os presentes devem ser novos e lacrados. Serão presenteadas crianças carentes de 0 a 10 anos de escolas municipais, instituições sociais, abrigos ou Organizações Não Governamentais (ONGs).

O objetivo é incentivar crianças a escrever para estimular sua capacidade cognitiva e emocional, incentivar a solidariedade entre adultos e fazer o Natal da molecada mais alegre.

Em 2024, mais de 11.564 cartinhas foram adotadas em Mato Grosso do Sul.

O lançamento da campanha "Papai Noel dos Correios 2025" ocorreu em 10 de novembro, na Escola Municipal Arlene Marques de Almeida, localizada na rua Catiguá, número 694, Jardim Canguru, em Campo Grande.

Como enviar e adotar uma carta?

Se você é criança e deseja enviar:

  1. Pegar o modelo (papel) da carta em uma agência dos Correios ou site do Blog
  2. Escrever o bilhete, cujo objetivo é incentivar a criatividade e a redação, até 12 de dezembro
  3. Cartas devem ser entregues pessoalmente, em uma agência dos Correios, ou virtualmente, neste site. Para papéis enviados digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog

* É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel

Se você é adulto e deseja adotar:

  1. Adotar um pedido até 12 de dezembro, nas agências do Correios de qualquer município ou pelo site
  2. Comprar o presente, embrulhá-lo e deixá-lo em uma agência dos Correios mais próxima até 15 de dezembro

* A partir de 15 de dezembro, os presentes serão entregues para as crianças 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).