Esportes

CAUSOS DA BOLA

A+ A-

Em 1975, Peru eliminou Brasil na semifinal na moedinha

Sorteio era critério de desempate da disputa; Veja vídeos

RAFAEL RIBEIRO

05/07/2019 - 08h13
Continue lendo...

Adversário da Seleção Brasileira na final da Copa América, o Peru contou com a sorte para frustrar o Brasil na edição de 1975, quando conquistou seu segundo e último título da competição. Na ocasião, os peruanos eliminaram o time canarinho no cara ou coroa e mudaram a trajetória do rival não só naquele torneio, mas em toda a história.

A Copa América de 44 anos atrás foi a primeira a ser chamada pelo nome como é conhecida hoje, além de realizada de forma itinerante, sem uma sede fixa. Assim, a Seleção Brasileira decidiu poupar seus principais jogadores de longas viagens, formando a base do time com atletas de clubes mineiros e mandando seus jogos em Belo Horizonte.

Em um triangular contra as seleções da Argentina e da Venezuela, o Brasil obteve quatro vitórias em quatro jogos e avançou à semifinal com a liderança. O primeiro colocado de cada um dos três grupos ia para o mata-mata e acompanhava o Uruguai, classificado diretamente por ser o atual campeão.

Por uma vaga na decisão, a Seleção Brasileira enfrentaria o Peru, que vivia um dos seus melhores momentos na história. Liderados por Teófilo Cubillas, craque do Alianza Lima e tido como maior jogador do país de todos os tempos, os peruanos já haviam mostrado força ao “tirar” a Argentina da Copa do Mundo de 1970, quando alcançaram as quartas de final.

A Copa América, até então, não era um torneio popular, assim, apenas 25 mil pessoas foram ao Mineirão para a primeira semi. Diante desse cenário, o Peru não sentiu a pressão e, com direito a golaço de falta de Cubillas, bateu os donos da casa por 3 a 1. Restava aos comandados de Oswaldo Brandão ir a Lima buscar a classificação.

Reforçado com alguns de seus craques, entre eles Waldir Peres, Geraldo e Roberto Dinamite, o Brasil mostrou reação e superou o rival em plena capital peruana por 2 a 0. Como não havia um critério de desempate, pênaltis ou prorrogação, o árbitro chamou os capitães após o final da partida para decidir o finalista no cara ou coroa.

O juiz lançou a moeda e o classificado para a final foi o….Peru, que garantiu o título em cima da Colômbia. Por curiosidade, a Conmebol se arrependeu de decidir o classificado entre brasileiros e peruanos em sorteio e, na final, marcou o terceiro jogo depois de uma vitória de cada lado.

Após a eliminação para o Peru, a CBF resolveu disputar as futuras edições com força máxima. De lá para cá, o Brasil jogou 15 Copas Américas, chegou à final em sete e conquistou cinco dos oito títulos que possui ao longo da história.

*SOBRE O AUTOR: Rafael Ribeiro é jornalista desde 2004, graduado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Paulistano, mora em Campo Grande desde 2016 e também é graduado em História pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Estudos Brasileiros pela Fundação Escola Paulista de Sociologia e Política de São Paulo.

**Rotineiramente nossa equipe convida você, leitor, a embarcar com a gente na máquina do tempo dos 65 anos de história do jornal mais tradicional e querido de Mato Grosso do Sul para reviver reportagens, causos e histórias que marcaram nossa trajetória ao longo desse rico período. Você encontrará aqui desde fatos relevantes à história do nosso Estado até acontecimentos curiosos,que deixaram nossas linhas para fomentar, até hoje, o imaginário da população sul-mato-grossense. Embarque com a gente e reviva junto conosco o que de melhor nosso arquivo tem a oferecer.

E você leitor, gostaria de relembrar um fato, uma reportagem, uma história de nossa história. Nos envie sua sugestão pelo nosso whatsapp: (67) 99922-6705.

Esportes

Carro que pertenceu a Senna é colocado à venda por R$ 3,2 milhões

Veículo do modelo Honda NSX 1991, na cor vermelha, está sob posse de um fã do ídolo brasileiro

23/04/2024 13h30

Ayrton Senna dirigindo seu Honda NSX Reprodução/Auto Trader

Continue Lendo...

Um carro antigo que já foi posse do ídolo da Fórmula 1 Ayrton Senna está à venda no Reino Unido.

O veículo é do modelo Honda NSX 1991. O carro vermelho atualmente está sob posse de Robert McFagan, um fã de Ayrton Senna, e disponível para compra no site Auto Trader.

O preço do automóvel é 500 mil libras (aproximadamente R$ 3,2 milhões na cotação atual). O veículo teve somente dois donos (Senna e McFagan) e possui 62,9 mil km rodados.

Senna foi presenteado com o veículo pela Honda em 1991. O piloto mantinha este exemplar em sua residência em Algarve, Portugal. Ele permaneceu lá até 2013, quando McFagan o adquiriu.

Senna ajudou a popularizar o NSX. O brasileiro ajudou a desenvolver a primeira geração do modelo. Ele possuía outros dois exemplares do veículo da Honda, ambos pretos, e um está sob posse da família no Brasil.

O NSX vermelho aparece no documentário Racing in my Blood, lançado em 1992. O mesmo veículo foi levado para Ímola em 2019, durante homenagem pelos 25 anos da morte de Senna, e pilotado por Giancarlo Minardi, ex-piloto e fundador da antiga escuderia Minardi.

"Tem sido um enorme prazer possuir o que é um dos carros mais famosos que pertenceu a uma verdadeira lenda do esporte, e a emoção de dirigir um carro de Senna nunca vai embora", disse McFagan, atual dono do carro, ao jornal The Sun.

Assine o Correio do Estado.

SÉRIE D

Costa Rica estreia na Série D do Brasileirão neste sábado contra o São José (SP)

CBF divulgou a tabela das sete primeiras rodadas nesta segunda-feira; saída precoce no estadual freia expectativas

23/04/2024 11h00

Costa Rica representa o futebol sul-mato-grossense na Série D 2024 Foto: Divulgação / Costa Rica

Continue Lendo...

O Costa Rica, campeão sul-mato-grossense em 2023, vai estrear na quarta divisão do campeonato brasileiro contra o São José (SP), neste sábado, às 18h, em São José dos Campos (SP).

Único representante do Mato Grosso do Sul na competição, o Costa Rica está presente no grupo A7, juntamente com outras sete equipes. São eles:

  • São José (SP)
  • Inter de Limeira (SP)
  • Santo André (SP) 
  • Água Santa (SP)
  • Patrocinense (MG)
  • Pouso Alegre (MG)
  • Maringá (PR)

Ao todo, a Série D é composta por 64 equipes, divididas em oito grupos com oito times cada. Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase, do qual, a partir deste ponto, é mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem o acesso à Série C. 

A fase de grupos está prevista para ter sua última rodada no dia 21 de julho. A tabela detalhada das próximas fases deve sair após o término dessa primeira. O atual campeão é o Ferroviário, do Ceará. 

O ESTADO NA COMPETIÇÃO

Em 2022, o Costa Rica jogou pela primeira vez na sua história a quarta divisão nacional, e teve um ótimo desempenho na fase de grupos, ficando na terceira posição do grupo A5.

Após conquistar 21 pontos em 14 jogos, a segunda fase foi triste para o torcedor costarriquenho e acabou eliminado pelo Bahia de Feira (BA), com 2x1 no placar agregado.

Já no ano passado, o estado foi representado pelo Operário, campeão estadual em 2022, porém seu desempenho decepcionou os torcedores. 

Em 14 jogos, a equipe conquistou apenas oito pontos, com apenas uma vitória, cinco empates e oito derrotas, ficando na última colocação do grupo A7.

O Operário voltará ao cenário do futebol nacional em 2025, já que se consagrou como campeão sul-mato-grossense, no último domingo (21).

ESTADUAL FRACO DO COSTA RICA

O Costa Rica entrou na competição estadual de 2024 como atual campeão, os torcedores tinham altas expectativas, mas que não foram alcançadas

A equipe foi apenas o quarto colocado no Grupo A, com 11 pontos conquistados em oito jogos, mas que lhe rendeu a classificação para a próxima fase do torneio. 

Nas quartas de final, o Costa Rica enfrentou o Dourados (DAC) e, mesmo sendo considerado zebra diante no confronto, conseguiu dois empates e deixou a decisão para os pênaltis. Mas a estrela do goleiro adversário brilhou e a eliminação precoce veio. 

No dia 23 de fevereiro, foi anunciada a demissão do treinador Rodrigo Cascca, após uma reunião entre comissão técnica e diretoria do clube. No dia 1º de março, Gian Rodrigues é definido como substituto para comandar a equipe na competição nacional.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).