Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MUNDO

Zimbábue libera parcialmente a caça de leões e elefantes

Proibição da caça de grande porte continuará em alguns locais, como o Parque Nacional de Hwange, onde morreu o leão Cecil

10 AGO 15 - 16h:34TERRA

Zimbábue liberou parcialmente a caça de leões, leopardos e elefantes, uma semana depois da medida restritiva entrar em vigor pela morte polêmica do leão Cecil por um caçador norte-americano.

Em um comunicado, a principal associação de guias e caçadores profissionais do Zimbábue afirmou que a proibição da caça de grande porte será feita em alguns locais, como Parque Nacional de Hwange, onde morreu o leão Cecil, e também nas zonas de caça ao sul do local. Caçadores locais e seus clientes estrangeiros serão acompanhados de guardas dos parques nacionais.

O Zimbábue impôs limites de caça de grande porte no dia 2 de agosto nas áreas que rodeavam os parques naturais após vir a público que o leão Cecil, o mais famoso do país, tinha sido abatido em julho por um caçador norte-americano.

A proibição de caça de grande porte pelo Zimbábue vai continuar em lugares como Antoinette Farm e Railway Farm 31, dois parques naturais de propriedade privada situados na fronteira do Parque Nacional de Hwange. “Não será permitida a caça de animais emblemáticos”, ressaltou a associação.

Um conservacionista declarou à agência EFE que a nova regulamentação também revogou a autorização que os guardas tinham para caçar animais com fins de alimentação dentro dos parques, porque estavam abusando desta prática, ainda que a medida deverá ser retificada pela autoridade dos parques e vida selvagem do Zimbábue.

A mesma fonte, que pediu anonimato, assegurou que apesar da liberação de parte dos limites da caça, a nova regulamentação restringirá as práticas “de toda a indústria de caça".

A morte do leão Cecil reabriu o debate sobre a caça legal em países como o Zimbábue. O leão, de 13 anos, foi atraído para fora do parque (lugar protegido e onde a caça é proibida).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

INTERNADO

Agnaldo Timóteo passa por cateterismo após sofrer princípio de AVC

MONÓXIDO DE CARBONO

Seis brasileiros morrem por acidente de gás no Chile

Eles estavam hospedados em apartamento de Santiago
Desmatamento da Mata Atlântica no último ano foi o menor desde 1985
MEIO AMBIENTE

Desmatamento da Mata Atlântica no último ano foi o menor desde 1985

Prêmio principal da Mega-Sena sai para aposta feita no interior de São Paulo
SORTEIO

Prêmio principal da Mega-Sena sai para aposta feita no interior de São Paulo

Mais Lidas