Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

Levantamento

Volume de Serviços cresce
1% no país, aponta IBGE

É o melhor resultado desde março de 2016

14 JUN 2017Por G108h:30

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou alta de 1% no volume do setor de serviços do país em abril, frente a março com ajuste sazonal. É o melhor resultado desde março de 2016, quando o indicador subiu 1,2%. Foi também o melhor resultado para abril desde 2013, quando houve alta de 2,1%.

O IBGE revisou o resultado do setor para o mês de março, quando apresentou o maior recuo para o mês desde 2012. Em vez da queda de 2,3% anteriormente divulgada, o volume de serviços caiu 2,6% no mês – uma diferença de 0,3%. Segundo o instituto, a revisão foi feita a partir da retificação de dados apresentados pelos próprios informantes que participam da pesquisa.

Sem o ajuste sazonal, houve queda de 5,6% frente a abril do ano passado, acompanhando as retrações de 5,2% em março e 5,3% em fevereiro, diz o IBGE. O setor vem apresentando perda em todos os meses desde janeiro de 2015, com exceção de março de 2015, quando houve crescimento de 2,3%.

Segmentos em destaque

A categoria de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio puxou a taxa positiva de abril, com crescimento de 1,0%, na série com ajuste. Os segmentos de serviços de informação e comunicação e outros serviços tiveram quedas de 0,2% e 5,8%, respectivamente.

Já o agregado especial das atividades turísticas recuou 2,0% frente a março, segundo o IBGE. Os segmentos de serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares não subiram.
Com esses resultados, a taxa acumulada no ano caiu 4,9% e, em 12 meses, recuou 5,0%.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também