Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ÁSIA

Tufão deixa sete mortos nas Filipinas e segue rumo ao Japão

Tufão deixa sete mortos nas Filipinas e segue rumo ao Japão
22/08/2015 10:16 - Folhapress


Ao menos sete pessoas morreram e várias centenas foram desalojadas no norte das Filipinas por causa do tufão Goni, que trouxe fortes ventos e intensas chuvas ao país.

As Províncias de Benguet, Mountain e Ilocos Norte, todas elas situadas na região montanhosa da ilha de Luzon, foram as mais afetadas pelo tufão, segundo o mais recente relatório do Conselho Nacional para a Redução de Desastres.

O organismo indicou que seis pessoas morreram soterradas por deslizamentos provocados pela chuva, enquanto a sétima vítima morreu atingida por uma árvore.

A tempestade também deixou cinco feridos e outros dois desaparecidos.

Mais de 5.400 pessoas foram retiradas de suas casas e levadas a abrigos temporários depois que o tufão, com ventos de 160 km/h, causou danos em 156 casas e bloqueou 20 estradas.

O tufão Goni estava 165 km ao nordeste da província de Cagayan neste sábado, com ventos de até 195 km/h, segundo a agência meteorológica nacional.

O tufão segue para à província de Okinawa, no sul do Japão, onde deve chegar neste domingo (23).

O organismo japonês recomendou aos residentes das ilhas que estejam alertas perante fortes ventos e ondas de grande altura, já que prevê que Goni deixe o mar agitado e fortes chuvas na região desde a noite do sábado e até o domingo.

O Goni é o nono tufão da temporada nas Filipinas, que a cada ano sofre com o impacto de quase 20 tempestades tropicais.

Felpuda


Dois pedidos de desculpas, de autorias diferentes, foram assuntos muito comentados nas redes sociais com críticas ácidas às suas declarações, até porque os envolvidos não só os usaram despropositadamente, como tiveram de voltar a eles para se redimirem. Um deles, inclusive, quase criou uma crise política da-que-las, o que obrigou seu pai, figurinha carimbada, a pular miúdo para colocar panos quentes sobre a questão. Essa gente!...