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Sem venezuelanos, vendas despencam na fronteira do Brasil: 'pior crise', diz comerciante

Sem venezuelanos, vendas despencam na fronteira do Brasil: 'pior crise', diz comerciante

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Há poucos dias, o cenário era de um intenso vai e vem de gente comprando e falando mais espanhol do que português, mas nesta sexta-feira (1º) o Centro de Pacaraima (RR) mergulhava em um desconfortável silêncio.

Na rua Suapi, a principal da cidade, os comércios tinham prateleiras lotadas e sobravam vagas para estacionar. Desde a sexta (22), quando afronteira foi bloqueada pelo primeiro dia, as lojas começaram a fechar mais cedo em meio à falta de clientela e à preocupação de empresários que agora já começam a pensar em demissões.

"Se eu vender 10% do que eu vendia há uma semana é muito", disse a comerciante Regina Fontenele, que há 20 anos trabalha ali e agora amarga os reflexos do fechamento da fronteira por ordem de Nicolás Maduro.

“Hoje a gente sabe quem é a população de Pacaraima e quem são os venezuelanos e a importância deles para o comércio de Pacaraima. Agora a gente vê que tem mudança. Aqui [apontando para a rua] é lotado de gente, hoje não tem ninguém”.

Desde o fechamento da fronteira em retaliação à decisão do Brasil de, em cooperação com os EUA, enviar comida e remédios ao país de Maduro, o fluxo de pessoas que iam de carro até a cidade desapareceu.

Ainda há quem enfrente rotas clandestinas para chegar caminhando até a cidade, mas sem ter como levar grandes quantidades de compras a pé, o comércio minguou -- um cenário bem distinto do visto na tarde de quinta (21), horas depois de Maduro anunciar que que fecharia a fronteira e provocar uma corrida para compra de mantimentos em Pacaraima.

"Todos nós dependemos dos venezuelanos, para que nossos comércios tenham êxito, a maioria aqui [dos empresários] depende deles e quando a fronteira fechou, as vendas despencaram”, resume Osmar Cardoso que há três anos mora na cidade.

"Pra nós, foi a pior crise já enfrentada, nos afetou muito”, diz Osmar.

Segundo a Receita Federal, por dia R$ 5 milhões deixam de ser exportados pela fronteira porque carretas e caminhões não podem passar pela bloqueio de militares da Guarda Nacional Bolivariana e chegar ao outro lado da aduana.

Além do prejuízo na exportação, o estado também tem deixado de importar da Venezuela um produto necessário para agricultura local: o calcário.

Para reverter o cenário, o governador do estado Antonio Denarium (PSL) pediu a reabertura da fronteira ao governador do estado venezuelano de Bolívar, o chavista Justo Noguera Pietri, na quarta (27).

No encontro, que aconteceu do lado venezuelano da fronteira, Denarium pediu que o bloqueio não impeça mais tráfego de caminhões e voltou dizendo que a fronteira seria aberta no dia seguinte, o que não aconteceu.

"As cidades de Pacaraima e Santa Elena [no lado venezuelano] necessitam uma da outra pra se manter", disse o governador.

Fronteira fechada

O fechamento da fronteira chegou ao 9º dia nesta sexta. O bloqueio é feito pela Guarda Nacional Bolivariana, por ordem de Nicolás Maduro, que rejeita ajuda humanitária oferecida pelo Brasil em cooperação com os EUA.

Até o domingo (24), somente ambulâncias passavam pelo bloqueio. No entanto, após negociações do governo brasileiro, turistas brasileiros e pessoas cirurgias na Venezuela começaram a voltar para o Brasil.

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

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A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

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A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

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