Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Crítica

Schwarzenegger critica Trump por sair de pacto e pede 'revolução' climática

2 JUN 17 - 09h:36FolhaPress

O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger criticou a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, pedindo uma "revolução para salvar o planeta".

"Um homem não pode destruir nosso progresso. Um homem não pode parar nossa revolução da energia limpa. E um homem não pode voltar no tempo -só eu posso fazer isso", afirmou o astro do filme "Exterminador do Futuro" em vídeo divulgado na quinta-feira (1º).

Schwarzenegger -que, assim como Trump, é membro do Partido Republicano- disse que "proteger o ambiente não destruirá a economia" e defendeu as políticas ambientais que aplicou no período em que esteve à frente do governo estadual (2003-2011).

"Alguns de nós sabemos como um futuro de energia limpa se parece, e ele não é assustador", declarou. "Veja, as pessoas se levantarão (...) Como todos os grandes movimentos na história da humanidade, nosso futuro limpo começa com movimentos enraizados em nossas comunidades, cidades e nossos Estados".

"Por favor, presidente, escolha o futuro. (...) Nós lembramos dos grandes líderes. Os grandes líderes que não andam para trás em direção ao passado, e sim que dão impulso para frente rumo ao futuro".

Criado em dezembro de 2015 e com quase 200 países e blocos signatários, o Acordo de Paris é considerado o principal esforço global para conter as mudanças climáticas.

Trump, que já chegou a classificar o aquecimento global de "farsa", considera que o tratado climático ameaça a "soberania" e a capacidade produtiva dos Estados Unidos. O presidente prometeu renegociar os termos do acordo, mas líderes europeus rechaçaram a ideia.

A saída dos Estados Unidos, segundo maior poluidor do mundo -atrás apenas da China-, deve comprometer metas do acordo e mudar a forma como outros governos, sobretudo os de países em desenvolvimento como China e Índia, tratam o compromisso.

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

PROCURADOR DA REPÚBLICA

Deltan Dallagnol abre mão de promoção para ficar na Lava Jato

Três pessoas morrem em queda de avião em Belo Horizonte
ACIDENTE AÉREO

Três pessoas morrem em queda de avião em Belo Horizonte

Mundial abre venda de ingressos em estádios a cinco dias de início
SUB-17

Mundial abre venda de ingressos a cinco dias de início

AIRBNB

STJ vai decidir se condomínios podem proibir aluguéis por aplicativos

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião