Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

IMIGRANTES

Pressionado, Cameron diz que aceita receber mais refugiados sírios

4 SET 15 - 07h:40FOLHAPRESS

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta sexta-feira (4) que o Reino Unido aceitará receber "milhares" de refugiados sírios.

A declaração faz parte de um movimento do premiê para reduzir o desgaste do seu governo em meio à crise migratória que atinge a Europa.

Com o apoio do seu partido, o Conservador, Cameron vinha adotando um discurso de resistência à chegada de mais refugiados -no fim de julho chegou a causar polêmica ao classificar de "enxame" a multidão de imigrantes alocados na cidade francesa de Calais, que faz a ligação com o Reino Unido pelo Eurotúnel.

A repercussão internacional da divulgação da foto do corpo do menino Aylan Kurdi, de três anos, numa praia turca, aumentou a pressão para que o governo britânico se alinhasse ao discurso de outros líderes europeus, como o da chanceler alemã Angela Merkel, de buscar uma solução que envolva uma política mais efetiva de abrigo a esses refugiados.

"Vamos continuar trabalhando para enfrentar o conflito da Síria, combater as gangues de traficantes que exploram as pessoas e salvar vidas no mar", disse Cameron durante viagem a Lisboa e por meio de sua conta no Twitter.

O premiê sinalizou, no entanto, que o governo aceitará somente os refugiados que vivem em campos da ONU e não os que estão circulando pela Europa tentando chegar a países mais ricos, como o Reino Unido e a Alemanha. De acordo com Cameron, pelo menos 5.000 sírios já foram recebidos por seu governo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CHILE

Bombeiros detectaram alta concentração de monóxido de carbono em apartamento

Morre menina queimada por gasolina de duto da Transpetro
VAZAMENTO

Morre menina queimada por gasolina de duto da Transpetro

INTERNADO

Agnaldo Timóteo passa por cateterismo após sofrer princípio de AVC

MONÓXIDO DE CARBONO

Seis brasileiros morrem por acidente de gás no Chile

Eles estavam hospedados em apartamento de Santiago

Mais Lidas