Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

POLÊMICA

Prefeitura do Rio estuda lançar aplicativo próprio para táxis

31 AGO 15 - 01h:00AGÊNCIA BRASIL

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou neste domingo (30) que a Secretaria Municipal de Transportes pretende lançar um aplicativo para ser usado por táxis que circulam na cidade.

Segundo Paes, a plataforma deve operar de forma similar ao aplicativo Uber, com pagamentos por cartões de crédito e débito, e vai considerar avaliações de usuários. "A diferença é que, sendo um aplicativo oficial, a Prefeitura vai obrigar os taxistas a usar", disse o prefeito, em Deodoro, zona oeste do Rio, onde apresentou a pista de BMX que será usada nas Olimpíadas de 2016.

Para Paes, o serviço de táxi da cidade não satisfaz a população, sendo motivo de queixas por recusa de corrida e más condições dos carros. Com o novo sistema, segundo o prefeito, as pessoas vão ajudar a fiscalizar os taxistas, que podem perder a carteira ou ter a licença cassada. "Hoje a gente multa muito mais as empresas de ônibus usando a tecnologia, o GPS e o centro de operações do que com o fiscalzinho que fica anotando."

Na terça-feira passada (25), os vereadores fluminenses aprovaram na Câmara Municipal, em segunda discussão, o projeto que prevê penalidades para quem exercer transporte individual remunerado de passageiro sem autorização prévia ou licença, como o Uber. O texto pode ser sancionado ou vetado pelo prefeito, em até 15 dias.

Em 24 de julho, cerca de 4.000 taxistas interditaram o Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, para protestar contra o Uber. Na época, o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, prometeu apoio aos taxistas. Em contrapartida, o Uber ofereceu corridas gratuitas de até R$ 50, entre as 7h e as 19h, e chegou a ser o aplicativo gratuito mais baixado na Apple Store do Brasil naquele dia.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

INTERNACIONAL

Comparecimento em eleição do Parlamento Europeu é de cerca de 50%

Percentual deve ser o mais alto em duas décadas
INTERNACIONAL

Tornado destrói comunidade em Oklahoma e mata pelo menos duas pessoas

MEIO AMBIENTE

Defesa Civil monitora movimento de talude em mina de Barão de Cocais

Previsão era de que rompimento ocorreria até ontem
Papa Francisco recebe cacique Raoni em audiência privada
RELIGIÃO

Papa Francisco recebe cacique Raoni em audiência privada

Mais Lidas