Cidades

ARGENTINA

A+ A-

Peso e inflação levam à crise gastronômica em Buenos Aires

Peso e inflação levam à crise gastronômica em Buenos Aires

Continue lendo...

A desvalorização do peso e a inflação em disparada golpearam o setor gastronômico de Buenos Aires, um dos principais atrativos turísticos da capital argentina, ao lado da vida noturna. O número de estabelecimentos que fecharam as portas, em meio à crise econômica do país, expõe esse problema a portenhos e turistas.

De acordo com a Câmara de Restaurantes e Associação de Hotéis, Restaurantes, Confeitarias e Cafés de Buenos Aires, em 2017 foram fechados 365 pontos gastronômicos, dos 4.000 registrados. A projeção para 2018 é de que número similar de casas deve encerrar as atividades.

A sinalização mais vistosa da tendência foi o fechamento da Rond Point, em julho. A tradicional confeitaria, há 40 anos recebendo a elite política e cultural da cidade, anunciou que suspenderia as atividades para uma nova reforma, sem porém informar a data de reabertura.

"Sair para comer é uma das primeiras coisas que as pessoas cortam quando aumenta a inflação", diz Verônica Sánchez, presidente da câmara. A inflação argentina segue para fechar o ano em 45%.

Com o peso desvalorizado, são os visitantes que socorrem comerciantes. "Nossa sorte são os turistas, que veem a Argentina barata por causa da desvalorização do dólar e querem sair para comer fora", diz Nicolo Puzzi, dono de uma cantina no bairro de Chacarita, fora do circuito turístico.

Quem mantém as portas abertas sofre com os custos de insumos. Ingredientes cotados em dólar rarearam.

Em um restaurante japonês no bairro de Palermo Soho, na semana passada, não havia wasabi. "Durante o kirchnerismo, não tinha também, mas era por causa das travas às importações. Agora não tem porque está caríssimo", disse o sushiman Cesar Araoz.

Uma recomendação da câmara aos restaurantes e bares é restringir horários para baixar os custos e, com isso, segurar os repasses para os preços nos cardápios.

Outra grande dificuldade para os comerciantes é lidar com os aumentos das tarifas de gás, eletricidade e água, que vêm paulatinamente perdendo os subsídios que recebiam durante os governos kirchneristas (2003-2015).

São crescentes os gastos para se manter o básico da operação -a iluminação, o gás para a cozinha e para a calefação, por exemplo.

Cafés mais simples, de bairro, que sobreviviam apenas na base de vendas de medialunas e cafés, começam a ter de improvisar para oferecer produtos mais em conta.

Os pontos mais baratos hoje são disputados, em especial para a abertura de cervejarias artesanais -verdadeira febre entre a juventude local- ou para pequenos investimentos voltados ao turismo.

Esse movimento de popularização, ainda que garanta algum retorno financeiro em meio à grave crise, tem um custo cultural: descaracteriza uma espécie de patrimônio local, o famoso café do bairro, onde portenhos se reúnem para ler jornais e conversar.

"Estão fechando estabelecimentos com mais de 40 anos de tradição gastronômica, que já vinham mal, mas resistindo e, com a crise atual, desistem. Como não há perspectiva de melhora, chega a um momento em que não há mais onde cortar", diz Sánchez.

 

Cotidiano

Com 300 doses disponíveis, vacinação contra dengue deve acabar nesta semana

Aproximadamente 130 doses estão sendo aplicadas por dia; segundo a expectativa da pasta é que a vacinação se encerre até o final desta semana.

23/04/2024 18h15

Gerson Oliveira/

Continue Lendo...

As vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e que estão disponíveis pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até o final desta semana. A expectativa da pasta é que nenhuma dose deve ser descartada em Campo Grande. 

De acordo com a secretária, cerca de 130 doses estão sendo aplicadas por dia nos postos de saúde da cidade. Por causa disso, a expectativa é que todas as doses que estão perto do vencimento sejam aplicadas até sexta-feira (26).

A baixa procura do imunizante em Mato Grosso do Sul levou o Ministério da Saúde a informar aos municípios para ampliar a idade de vacinação. Segundo a pasta, pediu para todas as cidades priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda de doses que estão perto do vencimento, cabendo a cada município definir a estratégia de aplicação.  As doses que estão sendo utilizadas vencem no dia 30 de abril. 
 
Segundo a Sesau, em Campo Grande tem cerca de 300 doses estão espalhadas pelos postos de saúde da Capital. 

 

Assine o Correio do Estado.


 

GOL-JUSTIÇA

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Um cachorro de 4 anos morreu durante uma falha no transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol, nesta segunda-feira (22)

23/04/2024 17h45

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido Divulgação Rede Social

Continue Lendo...

Joca, um cão da raça Golden Retriever, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas foi parar em Fortaleza. Após a constatação do erro no destino do animal, ele retornou a Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto em São Paulo.

Família acusa a Gol de negligência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do animal, diz que a empresa não chamou nenhum veterinário para avaliar o cão. A família também diz que Joca teria sido deixado dentro do canil, na pista, sob o sol.

"Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos", disse Marcia Martin.

Tutor desabafou e disse que cão foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu João em postagem no Instagram.

"FALHA OPERACIONAL", DIZ GOL

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido. A empresa também afirmou que o cão recebeu cuidados, mas, "infelizmente, logo após o pouso do voo em Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal".

Gol também disse que instaurou sindicância interna para apurar o ocorrido. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação".

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA GOL

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).