Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ONU diz estar sem dinheiro para organizar Conferência do Clima de Paris

Secretária executiva declarou que não há dinheiro em caixa para a próxima reunião

31 AGO 15 - 17h:13AGENCIA BRASIL

Na penúltima sessão de negociações para um futuro acordo global sobre o clima, aberta hoje (31), em Bonn, na Alemanha, a secretária executiva da convenção quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, Christiana Figueres, declarou que não há dinheiro em caixa para a próxima reunião de outubro, nem para a 21ª Conferência do Clima (COP 21). 

A COP 21, que reunirá 195 países de 30 de novembro a 11 de dezembro, tem o objetivo de concluir um acordo histórico contra o aquecimento global.  

No encontro de Bonn, os países tentam afinar posições para combater os efeitos das mudanças climáticas e chegar à capital francesa com um documento bastante adiantado sobre o assunto. Com a falta de recursos em caixa, a questão financeira também entrou nos debates. 

"Lamento informá-los que temos um déficit de US$ 1,3 milhão apenas para cobrir as sessões previstas no calendário", disse Figueres, que pediu a todos “os países que possam contribuir, que o façam".

A meta da ONU na COP 21 é estabelecer que o aumento da temperatura no planeta não supere 2°C em comparação com a era pré-industrial.

Os representantes dos signatários da convenção da ONU sobre o clima permanecerão reunidos em Bonn até 4 de setembro para estudar um novo texto elaborado pelos copresidentes dos debates. Este documento, base das negociações para um anteprojeto de acordo, deve ser mais claro que o anterior, apesar de manter as opções abertas para que tudo possa ser debatido.

Segundo a ONU, os compromissos nacionais de redução de gases do efeito estufa anunciados até agora - por quase 60 países responsáveis por aproximadamente 70% das emissões - não permitirão cumprir com o objetivo de limitar a mudança climática a uma alta de 2°C.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BARÃO DE COCAIS

Cidade mineira vive tensão com risco de rompimento de barragem

WEB

Relatório aponta problemas que afetam "saúde" da internet

OMC começa a discutir regras internacionais para comércio eletrônico
ACORDOS

OMC começa a discutir regras internacionais para comércio eletrônico

AGOSTO

Ministério confirma participação em evento sobre mudanças climáticas

Mais Lidas