Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Economia

Na Espanha, Levy diz que Brasil deve rever gastos e número de ministérios

7 SET 15 - 08h:00FOLHAPRESS

Em um encontro com empresários espanhois, na manhã desta segunda-feira (7), o ministro da Fazenda do Brasil, Joaquim Levy, afirmou que o governo considera ajustes na economia, incluindo a revisão de gastos e do número de ministérios.

Na Espanha, onde a austeridade faz parte do debate político desta década, Levy elogiou a "energia" e a "responsabilidade" do governo de Madri em tomar medidas corretivas.
À plateia indicou que o Brasil seguirá um caminho semelhante e que "é um país de segurança jurídica", onde contratos são mantidos, apesar das crises.

Para além da austeridade (que "não existe por si só"), Levy defendeu outras medidas, como o desenvolvimento da infraestrutura do país. Ele citou também impostos indiretos e a simplificação na aquisição de crédito.

Em visita de um dia ao país, Levy tenta tranquilizar um público que acompanha de perto as contas brasileiras -o Brasil é hoje o segundo principal destino dos investimentos diretos espanhóis.

O ministro afirmou que, no caso de austeridade, os "custos costumam vir antes dos benefícios".
Entre os presentes na fala de Levy, organizada pelo jornal "El País", estavam representantes de empresas como Santander e Telefônica, com importante participação no Brasil.

"As empresas espanholas transmitem ao redor do mundo a confiança na economia brasileira", afirmou Levy, ao lado de Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia. "A recuperação é uma questão de meses."

O ministro se reúne com empresários durante o dia e, à tarde, viaja para Paris, onde dá continuidade à sua agenda.

Questionado por repórteres se deixará o governo, Levy brincou, antes de deixar o evento: "Estou saindo". Mas ele se referia a deixar o local de sua palestra, e não a pasta. "Tenho uma reunião agora".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

INTERNACIONAL

Ao menos 23 detentos morrem em rebelião em presídio na Venezuela

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Entidades assinam manifesto pró-reforma da Previdência

Anac suspende todas as operações da Avianca Brasil
RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Anac suspende todas as operações da Avianca Brasil

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Tribunal da Lava Jato bloqueia bens do MDB e do PSB

Mais Lidas