Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Educação

Inep publica edital do Exame Nacional
para Certificação de Competências

Inscrições para o exame são gratuitas e poderão ser feitas pela internet

25 JUL 17 - 17h:48Istoé

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União de hoje (25) o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será aplicado no dia 8 de outubro. As inscrições para o exame são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 7 e 18 de agosto pela internet.

As provas serão realizadas em 546 municípios, em todos os estados. Segundo o Inep, as cidades foram escolhidas em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, que informaram as demandas para a realização do exame. A lista das cidades em que as provas serão aplicadas está disponível no site do Inep.

O exame é destinado a residentes no Brasil interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. Agora, a certificação será feita exclusivamente pelo Encceja, que atualmente é aplicado no Brasil e no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental.

O Encceja pode ser feito por pessoas com pelo menos 15 anos, no caso da certificação do ensino fundamental, e 18 anos, para a certificação do ensino médio. O exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para fazer inscrição, é preciso ter os números do CPF e do documento de identidade.

O Encceja também será realizado neste ano, em datas diferentes, para residentes no exterior, adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 125 milhões
SORTEIO

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 125 milhões

VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

ONGs pressionam UE a interromper imediatamente negociações comerciais com Brasil

BRASIL

Alvos de ameaças, senadores contrários ao decreto de armas podem ter escolta

EDUCAÇÃO

Brasil perde liderança no ranking das melhores universidades da América Latina

Mais Lidas