Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Tempo Seco

Incêndio em parque da Chapada dos Guimarães entra no quarto dia

7 SET 15 - 04h:00FOLHAPRESS

O fogo na área de preservação ambiental do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, entrou neste domingo (6) no quarto dia. Cartão-postal da região, a cachoeira Véu de Noiva está fechada.

As chamas chegaram a consumir uma linha de mais de 5 km dentro do parque. "[Mas] Ela já diminuiu bastante. Conseguimos evitar que o fogo permanecesse no planalto, de onde poderia se espalhar por áreas prioritárias de conservação do parque", afirmou por nota o coordenador de campo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Luiz Gustavo Gonçalves.

Segundo ele, o combate noturno também foi mais efetivo, pois a temperatura ambiente é menor e a umidade relativa do ar maior, o que ajuda para apagar as chamas.

Em campo estão 40 brigadistas do ICMBio, 25 do Ibama, gestor do parque, e 20 bombeiros apoiados por quatro helicópteros e um avião.

Os dois helicópteros disponíveis estão transportando as equipes e a alimentação até as zonas de fogo, distantes em média quatro horas a pé da sede do parque. O avião modelo Air Tractor lança água em pontos estratégicos sincronizado com a equipe de trabalho terrestre.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

POLÊMICA

'Adoção na Passarela' remete às feiras de escravos, dizem juízes

HABEAS CORPUS

STM solta nove envolvidos em caso de músico morto no Rio de Janeiro

OTIMISTA

Guedes diz que reforma da Previdência deve ser aprovada em até 90 dias

AGENDA

Mourão inclui Embraer, carnes e sementes em agenda com a China

Mais Lidas