Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA

Governo lança portal para negócios relacionados à indústria 4.0

Formato é uma das estratégias de marketplace

4 JUL 18 - 14h:15FOLHAPRESS

O governo lançou nesta quarta-feira (4) o portal Hub i4.0, que reunirá informações sobre a indústria 4.0 e tem como meta permitir a compra de produtos e serviços de fornecedores variados (modelo conhecido como marketplace) e busca de financiamento.

Esse novo modelo de indústria é baseado no uso intensivo de tecnologias digitais emergentes, como internet das coisas, impressão 3D e inteligência artificial, com o objetivo de ampliar a produtividade.

A iniciativa faz parte de agenda para promoção da indústria 4.0 no Brasil, lançada pelo Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) em março, durante edição para América Latina do Fórum Econômico Mundial.

O anúncio foi feito na ICC Brasil (Câmara Internacional de Comércio), sediada no escritório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em São Paulo. Também conta com a parceria da Aliança 4.0, grupo que reúne presidentes de empresas engajadas com o tema, como Stefanini, HP eSiemens.

Segundo Marcos Jorge, ministro da Indústria, Comércio exterior e Serviços, para que esse novo patamar de uso de tecnologia deslanche, são necessárias ações conjuntas entre setor público e privado.

"Está na hora de abrir espaços para a indústria brasileira. Para isso, precisamos investir em inovação e iniciativas que garantam uma indústria mais forte e produtiva, conectada com a tecnologia."

A indústria brasileira foi fortemente atingida pela paralisação de caminhoneiros, que levou a produção a recuar 10,9% em junho, informou o IBGE nesta quarta.

Segundo Daniel Feffer, presidente do ICC Brasil, a nova ferramenta ajudará principalmente pequenas empresas, que têm menos acesso a esse tipo de tecnologias.

"Levar esse acesso para as pequenas empresas é o que fará a diferença para o país. As grandes empresas conseguem obter essas informações lá de fora. As menores, não."

O portal deve receber de cinco a nove novos conteúdos por dia.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Sobe para 14 número de mortos após incêndio em hospital do RJ

BRASIL

Ministério da Agricultura publica registro de 63 defensivos agrícolas

BRASIL

Maia diz que vai analisar CPI da Lava Jato: 'Precisa ter fato determinado'

BRASIL

PGR pede prazo para regulamentação de plantio da maconha medicinal

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião