Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

INCENTIV AUTO

GM anuncia investimento de
R$ 10 bilhões em fábricas de SP

O investimento integra o novo programa de incentivo fiscal do governo paulista

19 MAR 19 - 15h:01FOLHAPRESS

A General Motors anunciou nesta terça-feira (19) um investimento de R$ 10 bilhões até 2024 nas fábricas de São José dos Campos (interior de São Paulo) e de São Caetano do Sul (Grande SP).

O investimento integra o novo programa de incentivo fiscal do governo de São Paulo para a indústria automotiva, o IncentivAuto.

Segundo Carlos Zarlenga, o montante será usado para investimentos em novos produtos e tecnologia.

"Hoje é um dia que eu pensei que não iria chegar, mas chegou. Quando começamos esse caminho em dezembro tínhamos um problema sério, que era o destino das nossas fábricas no estado de São Paulo", afirmou Zarlenga.

O governador de SP, João Doria (PSDB), afirmou que a GM chegou no fim do ano passado com a decisão tomada pela matriz a respeito do fechamento das duas fábricas. 

Em um comunicado aos funcionários das fábricas, Zarlenga disse, em janeiro, que a GM vivia um momento crítico no Brasil. Após reuniões com sindicatos e prefeituras, a diretoria da montadora também condicionou novos investimentos no estado a renegociações com governos, fornecedores, concessionários e trabalhadores.

"O governo de São Paulo criou condições para que a empresa se mantenha no país. E São Paulo cria também demanda para outros estados", disse o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles.

Segundo Doria, o anúncio da GM vai gerar 1.200 novos empregos (400 diretos), além de preservar 15 mil empregos diretos vigentes e 50 mil indiretos.

Ele negou que o novo programa do governo promova uma guerra fiscal entre os estados.

"Em São Paulo, vamos gerar e preservar empregos, sem guerra fiscal, sem prejudicar outros estados, não estamos fazendo guerra fiscal e não faremos", afirmou.

MUNICIPAL

A Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou também que vai apresentar à Câmara Municipal nesta terça-feira um projeto de lei com benefícios fiscais para o setor automotivo na cidade.

O ProAuto (Programa de Incentivo à Indústria Automobilística) concederá isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e desconto de 5% para 2% no ISSQN (Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza) por oito anos.

Também haverá tarifa diferenciada para as empresas na água e desconto de 80% na conta de esgoto. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Maia prevê votação de PEC sobre prisão em 2ª instância em março

PRESIDENTE DA CCJ

Por 2ª instância, Simone Tebet propõe votar pacote anticrime da Câmara este ano

TCU libera lagosta e vinhos importados no menu do STF
SOFISTICAÇÃO

TCU libera lagosta e vinhos importados no menu do STF

PECs do governo só serão votadas no próximo ano, diz Simone Tebet
BRASÍLIA

PECs do governo só serão votadas no próximo ano, diz Simone Tebet

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião