Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Guerra

Forças dos EUA e aliados atacam Estado Islâmico na Síria e Iraque

7 SET 15 - 07h:00G1

Os Estados Unidos e seus aliados atacaram 21 alvos do Estado Islâmico neste sábado (5), de acordo com a Reuters. A informação foi divulgada neste domingo (6). Os ataques ocorreram na Síria e no Iraque, informou a Reuters.

Na Síria, quatro alvos foram atingidos. De acordo com o comunicado, foram destruídos um equipamento de construção e uma unidade tática do Estado Islâmico.

No entanto, a maior parte dos ataques ocorreu no Iraque. Em cinco ataques aéreos na região de Fallujah, foram atingidos um edifício e um bunker.

Outros doze ataques foram feitos perto de seis cidades iraquianas, acertando alvos do Estado Islâmico, como unidades táticas e posições de combate.

Segundo a Agência France Presse, essa foi a primeira vez que o Iraque os caças F-16 adquiridos dos EUA.

O ministro da Defesa iraquiano Khaled al-Obaidi disse que obteve "resultados importantes" na missão. O tenente-general Anwar Hama Amin disse à AFP que foram usadas "armas inteligentes", sem especificar quais.

O Estado Islâmico (EI), também conhecido como Daesh ou ISIS, é um grupo radical sunita (um dos ramos do islamismo) criado a partir do braço iraquiano da Al-Qaeda, a conhecida rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

O grupo controla áreas do Iraque e da Síria. Entre as conquistas mais recentes estão a cidade de Ramadi, capital da província iraquiana de Al-Anbar, e a cidade histórica síria de Palmira.

Em setembro de 2014, o presidente americano, Barack Obama, anunciou a formação de uma coalizão de aproximadamente 60 países na luta contra o EI. Até março de 2015, o grupo já havia realizado 4 mil ataques aéreos, a maioria com atuação das forças americanas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

POLÊMICA

'Adoção na Passarela' remete às feiras de escravos, dizem juízes

HABEAS CORPUS

STM solta nove envolvidos em caso de músico morto no Rio de Janeiro

OTIMISTA

Guedes diz que reforma da Previdência deve ser aprovada em até 90 dias

AGENDA

Mourão inclui Embraer, carnes e sementes em agenda com a China

Mais Lidas