Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

ALERTA

Foliões devem estar atentos ao
golpe da troca do cartão no Carnaval

11 FEV 19 - 20h:00FOLHAPRESS

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nota alertando consumidores sobre o risco de terem suas senhas e cartões roubados durante o Carnaval e os blocos de rua.

Segundo a federação, quadrilhas aproveitam as aglomerações e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão.

Nele, de acordo com a Febraban, um vendedor ambulante mal intencionado entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão e, aproveitando-se de um momento de distração do comprador, faz ele inserir a senha no momento em que, na verdade, deveria ser digitado o valor da compra.

Com isso, o consumidor revela sem querer a informação parao vendedor.

A seguir, o vendedor troca o cartão do consumidor por um similar, que só percebe o golpe em sua próxima tentativa de usá-lo.

A federação afirma que redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.

"Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos", disse na nota Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. 

Nele, o vendedor finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. "Se algo der errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente", explica Volpini.

Para chamar atenção das pessoas sobre os riscos destes e de outros golpes, a FEBRABAN está lançando uma campanha em seus perfis nas redes sociais com vídeos dando dicas de como reconhecer situações suspeitas e de risco e como evitá-las.

Dicas de segurança - veja orientações da Febraban:

- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra; 
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
- Nenhum banco envia alguém  até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

MEIO AMBIENTE

Inpe diz que óleo veio do Mar da áfrica

Estudo refuta as investigações da Marinha e da Polícia Federal
ERRO NO ALVARÁ

Justiça solta por engano ex-deputados estaduais do Rio

Comitê da Câmara aprova impeachment de Trump
PRESIDENTE DOS EUA

Comitê da Câmara aprova impeachment de Trump

Senado aprova Lei Romeo Mion, voltada para pessoas com autismo
CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO

Senado aprova Lei Romeo Mion, voltada para pessoas com autismo

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião