Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 15 de dezembro de 2018

4 metros

Filhote de baleia jubarte é encontrado
morto em praia do sul da Bahia

1 OUT 2017Por G101h:00

Um filhote de baleia jubarte com cerca de 4 metros de comprimento foi encontrado morto, na cidade de Prado, na região sul da Bahia. O corpo do animal encalhou na praia do Centro, na manhã deste sábado (30), segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os mamíferos no país.

De acordo com a entidade, a baleia é uma fêmea e o corpo dela ficou à deriva por alguns dias antes de chegar à praia. Ainda não há informações sobre as causas da morte.

Conforme o projeto, o animal será periciado por uma equipe da entidade na tarde deste sábado. Após a necrópsia, o corpo da beleia será removido da praia pela prefeitura de Prado, que já foi acionada, segundo o projeto.

Temporada de reprodução

Ainda de acordo com o Projeto Baleia Jubarte, foram registrados 102 encalhes de baleias jubarte no Brasil até este sábado. Só na Bahia, segundo a entidade, foram 41.

Conforme especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.

Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias.

Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também