Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Educação

Encceja Nacional supera
1,5 milhão de inscritos

Exame Nacional está marcado para 22 de outubro

29 AGO 17 - 16h:31Portal Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) teve 1.573.862 inscritos para a edição de 2017. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (29) em coletiva no Ministério da Educação.

Do total, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame está marcado para o domingo 22 de outubro e será aplicado em 564 municípios distribuídos em todas as unidades da Federação.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o número de inscritos superou as expectativas. “É o alcance de etapas importantes na formação educacional. Significa, em termos práticos, a possibilidade de buscar um curso profissional, um melhor emprego, uma melhor oportunidade de trabalho”, disse.

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, lembrou que 55% dos brasileiros, em idade ativa no mercado de trabalho, não tem o ensino fundamental completo.

“Esses são os últimos números do IBGE e abrangem desde os 15 até os 55 anos de idade. Exames desse tipo ajudam a diminuir esses números”, afirmou.

Do total de inscritos para a avaliação do ensino fundamental (301.583), a maioria (71.638) tem entre 31 e 40 anos de idade. Já a maioria (387.697) dos inscritos para o Ensino Médio (1.272.279) tem entre 23 e 30 anos.

São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos que desejam obter certificados, tanto para ensino médio quanto para o ensino fundamental.

Encceja

Com as mudanças e o aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o papel de certificação dos ensinos fundamental e médio voltou a ser realizado pelo Encceja.

As provas do Encceja obedecem a requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades.

O Exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (horário oficial de Brasília).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

MALHA VIÁRIA

Governo quer conceder 16 mil km de rodovias à iniciativa privada

Segunda Turma do STF adia julgamento de habeas corpus de Lula
ATÉ AGOSTO

Segunda Turma do STF adia julgamento de habeas corpus de Lula

BRASIL

Ministério da Agricultura divulga registro de 42 agrotóxicos

BRASIL

MP de diz perplexo com devolução de demarcação de terras indígenas à Agricultura

Mais Lidas