Cidades

PESQUISA

Dieta com menos carboidratos e rica em gorduras melhora pacientes com Alzheimer

Conclusão é do estudo piloto com dez portadores da doença

DA REDAÇÃO

20/05/2018 - 21h00
Continue lendo...

O neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, diretor da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia comenta que o resultado da pesquisa realizada na Universidade de Kansas (EUA), publicada na revista Alzheimer & Dementia: Translational Research & Clinical Intervention, aponta um novo caminho para tratamentos e mais qualidade de vida para portadores da doença degenerativa que leva à perda de memória e demência.

No estudo piloto, dez portadores de Alzheimer mudaram a alimentação por três meses e foram submetidos à dieta cetogênica, baseada em ingestão mínima de carboidratos e rica em gorduras, que faz com que o corpo queime gordura como combustível. Os portadores da doença foram avaliados antes e depois dos três meses. "Após o período de dieta, houve melhora da função mental, incluindo a memória e, um mês após ter sido interrompida, pacientes voltaram ao estado mental inferior, semelhante como estavam antes da pesquisa", conta Dr. Fernando.

O especialista explica que o Alzheimer cria dificuldades para os neurônios utilizarem a glicose como fonte de energia para célula. A dieta cetogênica, por sua vez, aumenta o consumo da gordura pelo corpo como forma de obtenção de energia para a célula e reduz o consumo de carboidrato para essa função. Com menos carboidrato, fica reduzida a produção de insulina, o que faz o fígado oxidar a gordura da alimentação e do corpo em "corpos cetônicos", que são usados pelos neurônios doentes como forma de energia, já que não conseguem utilizar a glicose para este fim."Só no Brasil, temos 1,5 milhão de pessoas com Alzheimer e essa doença ainda não tem cura. O resultado desse estudo, apesar de estar na fase piloto, nos deixa esperançosos e aponta um novo caminho para o tratamento e melhor qualidade de vida para as pessoas acometidas por esse tipo de demência", ressalta o médico.

A dieta cetogênica elimina das refeições todos os alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, milho, pães, bolos e doces) e aumenta o consumo de alimentos ricos em gorduras, como queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar, mantendo boa quantidade de proteínas na alimentação, como carnes, peixes e ovos. O neurocirurgião lembra que, antes de mudanças radicais nos hábitos alimentares é preciso consultar o médico para definir a melhor dieta para cada caso.

Cidades

Trio usa máscaras de terror em execução, queima carro e, mesmo assim, é descoberto

Usando máscaras de demônio e do Pânico, criminosos mataram a tiros um homem de 30 anos em uma conveniência

13/12/2025 10h55

Divulgação Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Continue Lendo...

Um dos suspeitos de executar Weslei Lima Souto, de 30 anos, conhecido como “Thula”, mesmo tendo usado máscara para ludibriar as autoridades, terminou preso pela polícia em Três Lagoas.

Momentos antes do crime, segundo o site MS News, a vítima chegou a uma conveniência no bairro Vila Verde, em uma Honda Biz. Ela esperava na fila para efetuar o pagamento quando três indivíduos armados desceram de um HB20.

O circuito de câmeras de segurança do estabelecimento mostra que um pai, com a filha no colo, estava à frente da vítima, que chegou a olhar em direção à porta e coçar a cabeça (confira o vídeo abaixo), parecendo confuso com a aproximação, da qual nem teve chance de se esquivar.

Chama atenção o fato de os criminosos terem usado máscaras, uma de demônio e outra do filme Pânico, franquia lançada originalmente em 1996 e retomada em 2022.

A polícia tomou conhecimento do homicídio triplamente qualificado e iniciou diligências. Os criminosos chegaram a atear fogo no veículo para apagar eventuais vestígios.

Com o auxílio do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) e apoio das equipes da Seção de Investigação Geral (SIG), assim como da unidade da delegacia do município, foi possível levantar, com testemunhas, a identificação de um dos suspeitos, apontado como autor direto dos disparos.

A equipe se deslocou até a residência do homem, que não teve nome nem idade divulgados. Durante a conversa, ele acabou confessando a participação no crime e assumiu que disparou contra Weslei.

O suspeito foi encaminhado à delegacia e, durante interrogatório, na presença do advogado, relatou que a execução ocorreu por brigas anteriores e ameaças que a vítima teria feito.

Além disso, revelou que foi o primeiro a descer do veículo e a efetuar os disparos. Pela sequência das imagens, a polícia indica que ele era o homem que usava a máscara do Pânico. Os tiros atingiram a região da cabeça da vítima.

Ele relatou ainda que, mesmo após Weslei cair no chão, continuou atirando, atingindo também o tórax. Em seguida, o segundo indivíduo, com a máscara demoníaca, efetuou diversos disparos, assim como o terceiro, que não é visto nas imagens do circuito interno de segurança.

Fuga

Um quarto envolvido conduziu o veículo em que o trio fugiu. Eles seguiram até uma área rural e atearam fogo no automóvel, que ficou totalmente destruído.

Por meio de informações repassadas por uma empresa da região, o carro foi localizado e submetido a exames periciais realizados por agentes da Polícia Científica da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Três Lagoas.

Armas

A inteligência policial conseguiu levantar que as armas de fogo utilizadas no crime estavam enterradas em uma propriedade rural.

No local, após escavação, policiais encontraram e apreenderam as armas, além de dezenas de munições, bem como as máscaras e roupas utilizadas pelos criminosos.

Divulgação Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Os aparelhos celulares da vítima e do suspeito foram apreendidos. O delegado solicitou a quebra de sigilo telemático para acessar informações que serão analisadas pelo Núcleo Regional de Inteligência.

Após a prisão em flagrante, a autoridade policial apresentou pedido de conversão para prisão preventiva. O suspeito foi encaminhado às celas da Depac, onde permanece à disposição da Justiça.

Veja o momento do crime

 

 

Assine o Correio do Estado

 

 

Cidades

Em 14h, chuva de 181 mm derruba pontes em Paranhos

Água transbordou em pontos do município na zona rural e na zona urbana

13/12/2025 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

Um forte temporal atingiu a região de Paranhos, a 462 km de Campo Grande, e deixou um rastro de destruição no município ao longo da última sexta-feira (12).

Conforme registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a região de Paranhos registrou, entre as 4h e as 18h de ontem, uma precipitação acumulada de 181,6 mm.

Queda de pontes

A intensidade das chuvas causou a queda da ponte de madeira que passa sobre o Rio Destino e dava acesso ao Assentamento Beira Rio e às aldeias Ypo`i e Sete Cerros na zona rural do município.

Em outro ponto do mesmo rio, uma ponte de concreto foi completamente carregada pelas águas. A estrutura dava acesso à Fazenda Itapuã e ao Assentamento Vicente de Paula e Silva.

Para acessar a cidade, moradores de ambas as regiões afetadas pela queda das pontes terão dar a volta pela Rodovia MS-165, pela linha internacional que separa Brasil e Paraguai.

Água transbordou

Com o grande volume de chuva, o Rio Iguatemi chegou a transbordar encobrindo uma ponte, na altura que liga a cidade de Paranhos a Rodovia MS-156, entre Amambai e Tacuru,

Outra inundação ocorreu na zona urbana de Paranhos, onde o Lago Municipal encheu por completo.

Veja os registros dos estragos:

Vídeo: Reprodução/A Gazeta News 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).