Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Dia Mundial

Demência acomete 47 milhões
de pessoas no mundo, aponta OMS

A previsão é de que a cada ano cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados

21 SET 17 - 14h:35Radio Agência Nacional

Hoje, dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e o alerta é para o diagnóstico precoce.

Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis, começando por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, alterações de humor e isolamento social.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados.

A Associação Internacional do Alzheimer ressalta que um diagnóstico precoce contribui para que a pessoa e seus familiares e cuidadores estejam melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença. Além disso, dá às pessoas oportunidades de viverem de forma mais produtiva e por mais tempo. 

De acordo com a OMS, apesar de a idade ser o principal fator de risco para a demência, a doença não afeta apenas as pessoas de mais idade. O aparecimento de sintomas antes dos 65 anos de idade representa cerca de 9% dos casos. 

Algumas pesquisas revelaram um vínculo entre a ocorrência da doença e o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool, o diabetes e a hipertensão arterial. Outros fatores de risco são depressão, baixo nível educacional e isolamento social.

O número de pessoas com a doença, no mundo, deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 3 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo.

De acordo com o Instituto Alzheimer Brasil, estima-se que cerca de 1,2 milhão de pessoas sofram de demência no país.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

MAL-ESTAR

Ex-presidente egípcio morre durante audiência em tribunal

BRASIL

Relatório do Vaticano para encontro de bispos cogita padres casados na Amazônia

BRASIL

PF destrói 1,2 mil tonelada de maconha na fronteira com o Paraguai

BRASIL

Assassinato de ator e seus pais completa uma semana; filha presta homenagem

Mais Lidas