Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Educação

Cursos de pós-graduação do país passam por avaliação

Performance acadêmica dos programas será avaliada até 4 de agosto

4 JUL 17 - 12h:36Portal Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) iniciou o processo de avaliação de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no Brasil, a Avaliação Quadrienal.

A performance acadêmica dos programas será avaliada até 4 de agosto, por comissões responsáveis por cada uma das 49 áreas de avaliação. Para otimizar o trabalho, cada semana será dedicada a um conjunto de áreas.

No total, serão avaliados 4.178 programas de pós-graduação stricto sensu. O processo de análise vai se basear nos dados informados pelos programas por meio da Plataforma Sucupira – ferramenta para pesquisas e análises que é base para referência. Aproximadamente 1,5 mil professores e pesquisadores de todas as regiões do País estarão na Capes para atuar como consultores.

Esta é a primeira edição em que o período de avaliação abrange quatro anos (2013 a 2016). Até a última avaliação, realizada em 2013, o intervalo entre avaliações era de um triênio.

Avaliação

Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é o instrumento fundamental do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Os estudos e indicadores produzidos pela avaliação possibilitam políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação, além de uma agenda que diminua desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.

Conforme o desempenho acadêmico no quadriênio, os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes e provocam o descredenciamento do curso; nota 3 corresponde a desempenho médio, que apresenta padrões mínimos de qualidade.

Notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

SEMANA SANTA

Papa Francisco lava pés de brasileiro e outros 11 presos

Decisão de Toffoli libera Lula <br>para conceder entrevista
LIMINAR PERDEU EFEITO

Decisão de Toffoli libera Lula
para conceder entrevista

MINISTRO DO SUPREMO

Moraes revoga decisão que mandou site retirar notícia do ar

BRASIL

Ministério divulga regras para policiamento comunitário

Mais Lidas