Cidades

ÍCONE DO JORNALISMO

A+ A-

Corpo do jornalista Jorge Bastos
Moreno é velado em Cuiabá

Corpo do jornalista Jorge Bastos
Moreno é velado em Cuiabá

Continue lendo...

O corpo do jornalista Jorge Bastos Moreno é velado na Capela Jardins, em Cuiabá, sua cidade natal, desde a madrugada desta quinta-feira (15). A previsão é que o enterro seja por volta das 14h (15h no horário de Brasília), no Cemitério da Piedade, no Centro da capital, segundo a família. O colunista do jornal "O Globo" morreu no Rio de Janeiro nessa quarta-feira (14), aos 63 anos, de edema agudo de pulmão decorrente de complicações cardiovasculares.

No velório, o único irmão vivo do jornalista, Aristeu Teles Moreno, de 67 anos, disse que lamenta a perda e que vai guardar boas lembranças. "Ele sempre se deu bem em contar histórias e teve incentivo do nosso pai. Ele sabia traduzir o linguajar cuiabano". O enterro será no Cemitério da Piedade porque lá estão enterrados outros familiares do jornalista, informou.

A jornalista Adriana Mendes, amiga de Moreno havia quase 20 anos, veio de Brasília para se despedir. "Era uma pessoa incrível, uma grande perda para o jornalismo. Ele recebia todos em sua casa, não tinha distinção. Era uma pessoa muito generosa. Foi uma perda repentina", disse.

Políticos mato-grossenses também compareceram ao velório. Um deles, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), contou que conheceu o pai de Moreno e a família, e que conviveu com o jornalista em Brasília. "Se tornou um grande jornalista político e tinha uma grande admiração por ele. Era uma pessoa simpática e o melhor jornalista entre os mais jovens e os mais velhos".

O dentista João Alfredo Silva estudou com Moreno e era amigo de infância do colunista. "Ele era irônico, divertido, aproveitamos uma fase muito boa em Cuiabá. Ele sempre foi o dono da notícia. Sempre trazia os casos e as notícias para nós. A notícia trazida por ele sempre foi diferente, assim como ele. Generoso", disse.

O governo de Mato Grosso decretou luto oficial de um dia em homenagem ao jornalista. "Recebi com pesar a notícia do falecimento de Jorge Bastos Moreno, que foi um jornalista que sempre atuou com ética, um dos mais respeitados do país. Foi também um grande embaixador de Mato Grosso, levando o nome do estado por onde passava", disse o governador Pedro Taques (PSDB), por meio de nota.

O corpo do jornalista chegou do Rio de Janeiro, onde viveu por 10 anos, durante a madugada, num voo particular e foi encaminhado para a Capela Jardins. O velório é realizado desde as 2h20 (3h20 no horário de Brasília), na sala Orquídeas e é aberto ao público.

Antes de chegar à capital mato-grossense, o corpo foi velado durante toda a quarta-feira (14) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Lá, amigos do jornalismo, do meio artístico e personalidades de Brasília se despediram de Moreno.

Trajetória

Nascido em Cuiabá, no dia 23 de abril de 1954, Moreno foi morar em Brasília ainda na década de 1970. Lá, estudou jornalismo na Universidade de Brasília e começou a trabalhar como repórter.

Um dos mais respeitados repórteres de política do Brasil, Moreno nasceu em Cuiabá (MT) e foi morar em Brasília na década de 1970. Começou a trabalhar no O Globo em 1982. Dois anos depois, saiu do jornal para trabalhar na revista Veja, mas voltou para o jornal impresso em 1985.

Em 1989, saiu novamente do O Globo, também por um ano, para trabalhar na campanha de Ulysses Guimarães à Presidência. Voltou ao jornal em 1990, onde trabalhou até a morte.

O primeiro grande furo de reportagem do jornalista foi no “Jornal de Brasília”: a nomeação do general João Figueiredo como sucessor do general Ernesto Geisel. Outro foi a revelação de que um Fiat Elba, de propriedade do então presidente Fernando Collor, tinha sido comprado pelo "fantasma" José Carlos Bonfim. A publicação da reportagem foi fundamental para selar o destino de Collor, que viria depois a enfrentar um processo de impeachment.

O jornalista venceu o Prêmio Esso de Informação Econômica de 1999 com a notícia da queda do então presidente do Banco Central Gustavo Franco e a consequente desvalorização do real. O prêmio é um dos mais importantes do jornalismo brasileiro.

No fim da década de 1990, Moreno estreou sua coluna de sábado no jornal O Globo. Publicada até o último sábado (10), o espaço passou há alguns anos a ter o nome do próprio Moreno. E, desde o dia 10 de março, comandava o talk show "Moreno no Rádio", na CBN, às sextas-feiras à tarde. Era também o âncora do programa "Preto no Branco", do Canal Brasil, e fazia participações frequentes na GloboNews.

Também em março deste ano, lançou o livro “Ascensão e queda de Dilma Rousseff”. É autor ainda de "A história de Mora – a saga de Ulysses Guimarães", lançado em 2013.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).