Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

EM CINCO REGIÕES

Consultório em ônibus faz atendimento a moradores de rua em São Carlos, SP

2 JUL 2017Por G111h:50

Prefeitura de São Carlos (SP) está oferecendo o programa "Consultório na Rua", um ônibus que conta com 4 profissionais de saúde fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de medição de pressão e distribuição de camisinhas. O objetivo é atender a população de rua que não tem acesso a serviços básicos de saúde, em cinco regiões da cidade.

Atendimentos

O serviço será iniciado com o Consultório na Rua tipo I, com psicólogo, terapeuta ocupacional e equipe de enfermagem. Ele vai circular os territórios para atender a população em condição de vulnerabilidade social.

O atendimento será feito de forma itinerante com o apoio de ações compartilhadas e integradas das unidades de saúde, equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e se necessário com os serviços de urgência e emergência, com a proposta de se vincular o consultório a uma unidade de saúde, um dia da semana, em horários diferenciados, dividido em cada uma das regionais de saúde, conforme a necessidade de demanda.

A enfermeira Ana Carolina Acorinte explica que o atendimento será feito dentro do ônibus.

A responsável pela sessão de apoio à saúde, Gisele Giovanetti, explica que ônibus atenderá uma vez por semana em cada regional de saúde. "Ele vai funcionar das 10h às 18h inicialmente, mas a equipe tem a disposição para fazer um horário estendido, um horário noturno, que fica a maior quantidade de população de rua. A ideia é a gente fazer a abordagem com todos os moradores de rua do território, porque a abordagem é geral, ela pode ser feita em grupo”, afirmou.

 

Leia Também