Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Quinta-feira

Cometa Tchouri e sonda Rosetta atingem ponto próximo do Sol

10 AGO 15 - 12h:14Terra

O cometa Tchouri, onde se encontra a sonda europeia Rosetta, atingirá na quinta-feira (13) o ponto de órbita mais próximo do Sol, permitindo nova etapa na procura da origem da vida na Terra. Os cientistas esperam recolher partículas orgânicas deixadas pela formação do sistema solar e presas durante 4,6 bilhões de anos no gelo desse cometa.

Os cometas são pequenos corpos do sistema solar constituídos por um núcleo de gelo, materiais orgânicos e pedras, cercados de poeira e gás. Ao aproximarem-se do Sol, as camadas de gelo interiores transformam-se em vapor, provocando tempestades de gás e poeira e projetando partículas.

Se o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, batizado de Tchouri, passar por essa alteração, a sonda Rosetta, que orbita na sua proximidade, estará pronta para registrar quaisquer pistas de como o sistema solar foi formado.

"Este é o momento de maior ação", disse à agência France Press o conselheiro científico da Agência Espacial Europeia, Mark McCaughrean, acrescentando que o momento oferece "a maior oportunidade para recolher material a fim de analisar, quando se procura espécies raras de moléculas, especialmente componentes orgânicos". "Queremos olhar para o material mais puro que poderá ser expelido pelo interior da camada de pó de gelo, retirada da superfície", acrescentou.

A sonda Rosetta, lançada em março de 2004 e que orbita o cometa 67/P desde o ano passado, atingirá o seu ponto mais próximo do Sol (cerca de 186 milhões de quilômetros) na quinta-feira (13), antes de embarcar em mais uma órbita oval que durará 6 anos e meio.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CASO COAF

Justiça do Rio julga hoje habeas de Flávio Bolsonaro contra quebra de sigilo

TELECOMUNICAÇÃO

Acordo vai encerrar cobrança de roaming em países do Mercosul

39 QUILOS DE COCAÍNA

Defesa volta a pedir acesso à investigação sobre sargento da FAB

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Recuperação de cidade afetada por rompimento de barragem na BA poderá levar meses

Mais Lidas