Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Investigação

Blatter é acusado de vender direitos de TV por 5% do valor a dirigente

13 SET 15 - 01h:00FOLHAPRESS

esta sexta-feira (11), o presidente da Fifa Joseph Blatter foi acusado pelo canal de televisão suíço SRF de vender os direitos de televisão das Copas de 2010 e 2014 por preços muito inferiores aos de mercado para o presidente da Concacaf, Jack Warner. A transação teria acontecido em 2005.

Segundo contrato apresentado pelo canal, assinado por Blatter, os direitos de transmissão da Copa da África, de 2010, foram vendidos a Warner por US$ 250 mil, e os da Copa do Brasil, de 2014, por US$ 350 mil. Na ocasião, Warner era vice-presidente da Fifa, além de presidente da Concacaf. Os direitos de transmissão afetavam apenas os países da União Caribenha de Futebol, composta por pequenos países como Haiti, Bermudas, Trinidad e Tobago e Bahamas, entre outros.

"O montante conseguido pelos direitos tem 5% do valor de mercado", declarou o empresário australiano Jaimie Fuller, que promove o movimento New Fifa Now, que pede mais transparência ao seio do organismo que dirige o futebol mundial.

"É a primeira vez que o nome de Blatter aparece diretamente em um documento", diz Fuller.
Procurada pelo canal SRF, a Fifa não desejou fazer comentários a respeito. Em comunicado enviado neste sábado, especificou termos do contrato: a Fifa receberia não somente um valor fixo em troca dos direitos de transmissão, mas também parte de acordos de sublicenciamento. De acordo com a entidade, a União Caribenha de Futebol não cumpriu com suas obrigações financeiras e por isso a Fifa rescindiu o acordo em 2011.


Warner chegou a ser preso em Trinidad e Tobago após a operação na Suíça que deteve sete dirigentes da Fifa, mas foi liberado após pagar fiança. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pelos EUA e enfrenta um processo de extradição para o país.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

EDUCAÇÃO

ProUni abre inscrições no dia 11 de junho para bolsas no 2º semestre

TEMPO INDETERMINADO

Funcionários da Avianca anunciam nova greve para esta sexta

POLÊMICA

'Adoção na Passarela' remete às feiras de escravos, dizem juízes

HABEAS CORPUS

STM solta nove envolvidos em caso de músico morto no Rio de Janeiro

Mais Lidas