Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

SAÚDE

Empresa recorre e medicamentos fitoterápicos são liberados

Órgão determinou que a empresa recolha o estoque existente nas farmácias

13 AGO 2015Por AGÊNCIA BRASIL20h:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, divulgação, comercialização e o uso de todos os lotes de 15 medicamentos fitoterápicos do Laboratório Belém Jardim Indústria e Comércio Ltda. A Anvisa determinou que a empresa recolha o estoque existente nas farmácias.

Segundo a agência reguladora, a medida foi adotada depois que a fiscalização sanitária comprovou que o uso dos produtos é um risco para a saúde da população. Relatório de fiscalização afirma que o laboratório não segue as normas de segurança do consumidor.

Os produtos interditados são:  Dissol, Figabom, Reumatel, João da Costa, Depuratone, Apiflora, Agoniada, Cabiflex, Calmi, Castanha da Índia, Japadi, Piolência, Sexotone, Verton e  Vinho de Jatobeba.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com o laboratório, mas, até o fechamento da matéria, não obteve retorno.

OUTRO LADO

Na semana passada, a indústria que produz os medicamentos emitiu nota oficial sobre o caso. Veja abaixo na íntegra:

As atividades industriais da Belém Jardim Fitoterápicos não sofrerem qualquer interrupção e os medicamentos de sua fabricação estão sendo comercializados normalmente em todo o território nacional, com base em decisão judicial de 13 de agosto de 2015. Os medicamentos são os seguintes: Dissol, Figabom, Reumatel, João da Costa, Depuratone, Apiflora, Agoniada, Cabiflex, Calmi, Castanha da Índia, Japadi, Piolêndia, Sexotone, Vertone e Vinho de Jatobeba.

A decisão que permitiu a comercialização desses 15 produtos fitoterápicos foi proferida pela 6ª Vara da Fazenda Estadual e Autarquias de Belo Horizonte, em ação proposta pelo Belém Jardim Fitoterápicos que contestou ato administrativo de interdição cautelar expedido pela Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais.

Um dos maiores fabricantes de produtos fitoterápicos do país, o Belém Jardim Fitoterápicos realizou diversos investimentos para sua completa adequação às Boas Práticas de Fabricação exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seguindo todas as normas de segurança do consumidor, os medicamentos produzidos pelo Belém Jardim Fitoterápicos são comercializados há mais de 50 anos com reconhecidos benefícios para seus usuários.

Atualizada às 9h20 do dia 24 de agosto para acréscimo de informações.

Leia Também