Correio B

CORREIO B

Smartphones têm o dobro de jogadores de consoles; número de gamers via notebook cai

Smartphones têm o dobro de jogadores de consoles; número de gamers via notebook cai

FOLHAPRESS

10/03/2019 - 18h00
Continue lendo...

O Brasil é detentor do 3º maior mercado gamer do mundo, e líder em número de jogadores na América Latina. Segundo uma pesquisa da Newzoo, já são 79,8 milhões de gamers no Brasil - e esse número cresce a cada ano.

A Intel, que também vê o mercado de gamers como um dos principais, elaborou uma pesquisa para traçar o perfil desses jogadores. Feita com 500 homens e mulheres, de 16 a 64 anos, e que costumam jogar ao menos oito horas por semana, a pesquisa constatou de imediato que essas pessoas jogam para relaxar, se divertir com amigos e conhecer pessoas novas.

"O motivo das pessoas comprarem PC, no fundo, é diversão. O que elas querem é se divertir", diz o diretor de marketing da Intel, Carlos Buarque. "E querem se divertir melhor e mais barato". 

Apesar da informação não ser uma novidade, é daí que sai o planejamento de diversos jogos. A pesquisa ainda identificou que os smartphones são usados por 82% dos gamers, praticamente o dobro da porcentagem de jogadores via consoles: 44%.

"Há celulares desenvolvidos pensados no público gamer", comprova Buarque. E, preferencialmente, para o público gamer feminino, que superou o masculino em 2016 e se mantém até então.

No entanto, perderam popularidade os notebooks: de 71%, agora são 60% dos jogadores. Nos PCs, o número se manteve: 69%; em contrapartida, o número de vendas de PCs exclusivamente focados em games cresceu 40% em 2017 no mundo - no Brasil a estatística só não é maior pelo alto valor das máquinas.

"O Brasil deve ser o país em que mais temos [a Intel] o selo extreme master, um selo que identifica máquinas legais para jogar", diz Buarque. Atualmente, máquinas da Awell, a 2 A.M. e Rawar tem esse selo. "São máquinas que tem processador recente, placa de vídeo boa e uma configuração legal de memória para um bom desempenho." 

Buarque conta que o primeiro item olhado pelos brasileiros antes de comprar um computador é o seu custo-benefício, seguido da vida útil, mesmo que o aparelho não tenha todos os itens de interesse do comprador.

Para ele, mais vale comprar complementos posteriormente à compra do computador, para "incrementar" a máquina. Segundo a pesquisa, cerca de 48% dos gamers montam seus próprios desktops para jogar, a maioria sozinhos ou com a ajuda de amigos. 

"Normalmente, o gamer prioriza na compra do computador os componentes mais difíceis de trocar depois, como a placa mãe e o processador, seguidos da placa de vídeo, e acaba deixando o HD, storage e memória para trocar depois, que não são tão caros", diz Buarque. "O investimento é feito por fases."

Além da própria máquina, 85% dos entrevistados compram acessórios extras para melhorar a experiência do jogo, como teclado  gamer, mouse e joystick - os itens mas buscados. "Existe um mercado grande para esses acessórios", diz Carlos.

O tipo de jogo também ajuda a Intel a pensar nos processadores e na memória. Dentre os principais jogos estão Fifa (jogado por cerca de 30% dos entrevistados), Minecraft, Call of Duty, Mortal Kombat, GTA e League of Legends.

No segundo semestre de 2019, além de investir no desenvolvimento de memórias, SSDs e placas de vídeo, a Intel se prepara para lançar também novos processadores.

PRÊMIO

Oscar: Quem são os brasileiros que foram pré-indicados?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas.

16/12/2025 22h00

Wagner Moura no filme

Wagner Moura no filme "O agente secreto" Divulgação

Continue Lendo...

O Brasil apareceu em peso entre os pré-indicados ao Oscar 2026. Nesta terça-feira, 16, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas. A lista final de indicados será revelada em 22 de janeiro.

'O Agente Secreto - Melhor Filme Internacional

O filme de Klebler Mendonça Filho é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental.

O longa-metragem tem tido uma bem-sucedido carreira internacional, com veículos especializados já considerando a indicação na categoria como certa. O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.

Gabriel Domingues - Melhor Escalação de Elenco por 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto ganhou ainda uma vaga entre os pré-indicados a Melhor Escalação de Elenco, categoria que fará sua estreia no Oscar 2026. O filme concorre com produções como Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme e Uma Batalha Após a Outra.

O profissional responsável pela escalação do elenco de O Agente Secreto é Gabriel Domingues, produtor com longa experiência na indústria. Pelo trabalho no filme brasileiro, ele também apareceu na shortlist de melhor elenco do Critics Choice Awards.

O Agente Secreto conta com, além de Wagner Moura, nomes como Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Udo Kier.

'Apocalipse nos Trópicos' - Melhor Documentário

O documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa, está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Documentário. O filme aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com personalidades como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.

A cineasta brasileira foi indicada na mesma categoria em 2020, com o documentário Democracia em Vertigem (2019). Na ocasião, a estatueta ficou com American Factory. Neste ano, ela tem como concorrentes filmes como The Perfect Neighbor, Cover-Up e Yanuni, coprodução brasileira.

'YANUNI' - Melhor Documentário

O documentário dirigido por Richard Ladkani também ganhou uma vaga entre os pré-indicados na categoria. O filme é coproduzido pela Cacica Juma Xipaia, brasileira que é uma das lideranças indígenas do povo Xipaya, e pelo ator Leonardo DiCaprio.

O longa acompanha a trajetória de Juma e do marido, o agente do Ibama Hugo Loss, na luta contra o avanço da mineração e do garimpo em terras indígenas na Amazônia. O filme foi bem recebido em festivais internacionais e ganhou o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Adolpho Veloso - Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'

O brasileiro Adolpho Veloso tentará uma indicação na disputada categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, dirigido por Clint Bentley e disponível na Netflix.

Paulista de 37 anos, Adolpho tem ganhado destaque em Hollywood e vai trabalhar no próximo filme de M. Night Shyamalan. Seu trabalho em Sonhos de Trem tem sido elogiado pela crítica e também foi indicado ao Spirit Awards, premiação do cinema independente, e ao Critics Choice Awards.

'Amarela' - Melhor Curta-Metragem

O curta Amarela, de André Hayato Saito, está pré-indicado a Melhor Curta-Metragem Live-Action. Ele também chegou a ser o único representante da América Latina a disputar a Palma de Ouro de curta-metragem, no Festival de Cannes, em maio, mas o prêmio foi concedido a I'm Glad You're Dead Now, de Tawfeek Barhom.

O filme acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, e torce pela seleção brasileira no jogo contra a França da final da Copa do Mundo de 1998. Ela, porém, sofre uma violência.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).