Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CONSCIENTIZAÇÃO

Sertanejos aderem à campanha de doação de órgãos do governo

Ação terá show beneficiente com artistas que participam do movimento
19/08/2015 16:22 - GABRIEL MAYMONE


 

Os sertanejos Munhoz e Mariano aderiram, nesta quarta-feira (19), à campanha de conscientização para doações de órgãos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A ação contará com um show beneficente dos artistas participantes da iniciativa.

A campanha traz como tema o slogan “Sou doador de órgãos, e já falei com a minha família” e é alusiva ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro. De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, a mobilização dos artistas reforça ainda mais os trabalhos da Central em sensibilizar a população sobre a doação de órgãos, assim como o seu esclarecimento. De acordo com Claire, o grande impasse nos trabalhos de doação são os altos índices de negativa familiar, onde em muitas vezes a família desconhece o desejo do paciente em doar o órgão.

No caso de doação em vida, além dos exames médicos de compatibilidade, é necessário que o órgão do doador seja duplo (rim ou pulmão),tenha capacidade de reconstrução, como o fígado, ou seja um tecido cujo o transplante não cause invalidação ou morte do doador.

Dados nacionais mostram que até junho de 2015, a fila de maior espera é a de transplante de renal, com 24.520 pacientes aguardando, seguido de córnea, com 13.038 aguardando e fígado com 2.156 na fila.

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!