Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COMPORTAMENTO

Roberta D'Albuquerque: "E se? Será?"

7 OUT 19 - 15h:00ROBERTA D'ALBUQUERQUE

"E se a gente criasse uma startup para vender robôs, sofisticadíssimos, que pudessem ir por nós aos lugares que não queremos?", me perguntou uma analisanda na última semana. Bem, ficaríamos milionárias, para começar. À medida em que a sessão avançou, ela deu detalhes da sua criação para a qual a primeira pergunta deixava implícita a nossa sociedade na aventura. Os modelos seriam alimentados pela expectativa do usuário a cada compromisso: fale com fulano, dance com sicrano, seja simpático, agressivo ou 'importante', mostre – ou não mostre – o que está se passando em tempo real. Um faça ou não faça cheio de poder que inclusive não conta com a participação de nem um outro ser vivo.

E se a ordem for seja importante, mas o aniversário for de um outro? Seja agressivo, mas o interlocutor se mostrar disposto ao diálogo? E mais ainda, quem nos garante que o interlocutor não é também um robô? E se o aniversário for seu e você se der conta de que todos os convidados não estão ali de verdade?

Será que já não estamos vivendo um pouco assim? Não em um evento cheio de robôs, mas em eventos em que nunca se 'está de verdade'. Será que nossas reações e expectativas não andam meio pré-alimentadas, sem espaço para nem uma surpresa vinda de outro ser vivo? Será que faz sentido não ir e, ainda assim, assistir em tempo real?

E se a gente se responsabilizasse por nossas próprias criações? E se a gente escolhesse para onde quer ir? E se assumisse o 'não vou' com todos os seus efeitos? E se? Será?

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o seu astral para esta segunda
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta segunda

Fim de ano na TV promete ser o mais modesto dos últimos tempos
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Fim de ano na TV promete ser o mais modesto dos últimos tempos

Confira o seu horóscopo para este domingo
ASTRAL

Confira o seu horóscopo para este domingo

NOSSA HISTÓRIA

Por motivo de saúde, Sandy não participa de passagem de som em dia de show em SP

Júnior deu noticia ao público, sendo ovacionado em seguida

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião