Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULINÁRIA

Risoto de carne e mostarda

Segredo da receita é marinar ingrediente por 24 horas
08/06/2019 07:00 - NAIANE MESQUITA


 

O risoto  não costuma ter segredo. O importante é preparar uma boa base e acrescentar os ingredientes de sua preferência. Essa versatilidade é o que faz o risoto ser um dos queridinhos nos restaurantes de Campo Grande. 

A empresária, Janaine Ayala da Silva, do Don Steak, criou até um Festival dos Risotos para atender a demanda. “Os clientes gostam muito, porque é um prato diferente, mas que costuma agradar qualquer paladar”, afirma.

Janaine decidiu abrir o Don Steak ao lado do marido,  Jonathan Varela, pela paixão que os dois nutrem pela gastronomia, mas confessa, que não cozinha profissionalmente. 

“Mas, eu amo risoto e resolvi fazer um curso de preparo especialmente para oferecer no restaurante. Queremos manter o risoto em uma mão só para padronizar os sabores, então eu decidi aprender a preparar as receitas e assumir essa responsabilidade”, explica. 

O Festival de Risotos segue a tendência dos rodízios de outros pratos em Campo Grande. 

“O restaurente normalmente tem três sabores de risoto, de maminha no alho e mostarda, o de alho poró com limão siciliano, e o risoto piamontese. O garçom oferece aos clientes e eles podem escolher. É como um rodízio tradicional”, diz.

Segredo

Um dos segredos da receita do Risoto de Maminha no alho e mostarda é iniciar o preparo 24 horas antes do almoço ou jantar. 

“A carne deve ficar marinando no tempero no mínimo 24 horas. Isso faz toda a diferença no resultado do sabor”, ressalta Janaíne.

O caldo também tem um cuidado especial e é feito com diferentes legumes e temperos, como a cenoura, o alho poró, o alecrim e o salsão. 

RISOTO DE MAMINHA MARINADA NA MOSTARDA

Ingredientes
200 gramas de maminha
1 cebola picada
1 colher de manteiga
2 dentes de alho
1 xícara de arroz arbóreo
35 ml de vinho branco seco 
1/2 xícara de queijo parmesão 

Caldo:
1 cenoura
Alho poró
salsão
alecrim
1,5 ml de água

Modo de preparo
Em uma panela com litro de água coloque alguns legumes e temperos para fazer o caldo do risoto, de preferência, cenoura, cebola, alho poró, salsão e alecrim.

Corte em isca a maminha que ficou marinada no alho e na mostarda. Em uma panela coloque uma colher de manteiga, a cebola picada, deixe fritar e reserve.

Em outra panela coloque um fio de azeite, dois dentes de alho picados e 1 xícara de arroz arbóreo. Misture até o arroz ficar transparente, acrescente o vinho branco seco e mexa até o vinho evaporar. Acrescente aos poucos o caldo até o arroz absorver. 

Por último, acrescente a maminha, misture bem o arroz e o inclua o queijo parmesão. Mexa bem. 

Coloque no prato e decore com alecrim
 

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!