Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

DIVERSÃO

Refletindo sobre vida e liberdade, peça estreia no dia 15 na Capital

Monólogo apresenta relação de um urubu com seu adestrador

11 JAN 20 - 17h:47ADRIEL MATTOS

Começa a ser apresentada na próxima quarta-feira (15) a peça “Esparrela”. O monólogo será encenado pelo ator Espedito di Montebranco na sede do Teatral Grupo de Risco, que terá entrada gratuita.

A história apresenta uma relação incomum entre o urubu Arquimedes e seu adestrador, Manuel. Expulso da cidade em que morava após uma morte drástica, o homem decide ensinar a ave a dançar e com isso, impressionar a população de seu antigo lar. Ao acompanhar a história de Arquimedes, um entre inúmeros urubus que povoam os sertões brasileiros, e de seu adestrador Manuel, o público é conduzido a lugares, povoados e ações que demarcam o espaço ficcional da narrativa e desvelam a condição animal de Arquimedes.

Essa é a curiosa relação entre dois seres, que não deixam de ser simultaneamente caçadores, mas passam por transformações ao longo do curso da história. “Nos leva a pensar sobre as nossas vidas, aquelas histórias metafóricas e enigmáticas que provocam a nossa reflexão. Nós todos vivemos a cada dia o mistério de lutar pela sobrevivência física e psíquica, procuramos o amparo de crenças materialistas ou espiritualistas, às vezes aceitando a prisão confortável que as circunstâncias nos impõem. Contudo, sempre nos defrontamos com os momentos em que somos convidados a encarar a nossa liberdade como o bem mais precioso”, argumenta Montebranco.

Pernambucano de Bodocó, mas campo-grandense de coração desde os 4 anos, o ator se apaixonou pela peça assim que a viu. O monólogo é de autoria do dramaturgo paraibano Fernando Teixeira. Para Montebranco, o carinho pela obra surgiu durante uma apresentação na época encenado por Teixeira. “Eu o encontrei em 2009, durante uma turnê nacional que acompanhei como iluminador em 13 estados brasileiros. Assisti o espetáculo, me encantei e depois de um tempo consegui trazê-lo para o Festival Nacional de Teatro de Campo Grande [Festcamp]. Na época o Fernando estava se aposentando do teatro, estava mais próximo do cinema e da televisão, depois chegou a fazer a novela ‘Velho Chico’. Então, tomei coragem e pedi a autorização para montar ‘Esparrela’. O Fernando brincou dizendo que achava que eu jamais pediria, já que há tempos ele me cantava para isso e eu nunca falava nada”, relembra.

É a primeira vez que o ator encena um texto de sua região de origem. “Eu sou pernambucano, ele é da Paraíba. Somos primos, a comida é a mesma, o ritmo é o mesmo, a caatinga é a mesma, nunca tinha feito um texto da minha região, da minha terra, do Nordeste e do agreste. Apesar de ter deixado a cidade muito pequeno, o Nordeste não sai da gente”, explica.

Poeta, dramaturgo, cenógrafo, iluminador, diretor e ator, Montebranco é formado em Artes Cênicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) desde 2005, mas tem 24 anos de carreira. Já contracenou com grandes nomes da dramaturgia brasileira como Fernanda Montenegro, Jonas Bloch, Leonardo Medeiros, Du Moscovis, Vitor Wagner, Matheus Nachtergaelle, David Cardoso, Marco Ricca e muitos outros.

SERVIÇO - A peça será encenada entre os dias 15 e 19 de janeiro e de 22 a 26 de janeiro, sempre às 20h. O Teatral Grupo de Risco fica na Rua José Antônio, 2170. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Programas em destaques da semana
TELEVISÃO

Programas em destaques da semana

Nas férias, museu exibe filmes regionais e internacionais
É DE GRAÇA!

Nas férias, museu exibe filmes regionais e internacionais

À Record só resta transformar os bancos da sua igreja em escola de autores
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

À Record só resta transformar os bancos da sua igreja em escola de autores

Confira três receitas rápidas e de baixa caloria para o verão
FITNESS

Confira três receitas rápidas e de baixa caloria para o verão

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião