Correio B

CORREIO B

Redação transforma aluno em jovem senador

Texto foi selecionado para representar MS junto dos outros 26 estados

PAULA MACIULEVICIUS BRASIL

22/10/2018 - 09h00
Continue lendo...

Foi a redação que elegeu Pedro Vinícius Araújo de Abreu, de 17 anos, Jovem Senador. Aluno da Escola Estadual General Malan, bicampeã em emplacar senadores pelo projeto, ele se prepara para tomar posse e levar propostas ao Congresso Nacional, em Brasília.

Filho de pai bombeiro e mãe dona de casa, Pedro é o mais velho de três filhos. Mora no Bairro Guanandi 2 e sonha em fazer Medicina. Também já acumula vitórias, como a aprovação na prova escrita do concurso para bombeiro.

Bem articulado, o garoto defende o que argumentou na dissertação selecionada. “Escrevi sobre a aplicabilidade da Constituição, mesmo ela sendo uma das mais desenvolvidas do mundo, restam desafios relacionados ao desconhecimento da população”, explica. 

Pedro, que já tinha folheado a Constituição por ter cogitado seguir pelo caminho do Direito, juntou dados que reforçassem sua tese. “Eu citei que só 5,3% dos entrevistados de uma pesquisa do DataSenado declararam conhecer bastante a Constituição, então ela acaba não sendo efetiva”, avalia.

A professora responsável por incentivar ele e os demais alunos da escola é Jane Laura. Com mais de 20 anos em sala de aula, lecionando Redação, Língua Portuguesa e Literatura, Jane não tem preguiça e arregaça as mangas e inscreve os estudantes em todos os concursos que aparecerem.

Essa vontade dela de estimular os alunos fez com que, no ano passado, Amanda da Silva Duarte, à época no 3° ano do Ensino Médio na escola General Malan, fosse ao Senado. Em 2018, a escola conseguiu levar um aluno pela segunda vez. Pedro foi selecionado ao lado de 26 redações entre 190 mil textos de todo o País.

“Quando chegou este tema, achei um pouco difícil, porque eles têm um conhecimento prévio, mas não a fundo. Deixei eles à vontade para pesquisar e cada redação tem seu estilo, a do Pedro foi a que mais convenceu”, pontua a professora.

Em novembro, Pedro embarca para apresentar sua ideia legislativa dentro de uma proposta que seja inovadora para o País. “Penso em propor algo relacionado à política e à cidadania, com uma participação popular mais maciça em relação às decisões da Câmara”, sustenta.

Será uma semana de debates que vão dividir os jovens senadores em comissões para então tornar projeto de lei. “É uma responsabilidade que o jovem tem e que, muitas vezes, não é assumida. Os jovens sempre foram importantes nas questões políticas do Brasil, como a Diretas Já”, compara Pedro.

Para a professora, ver o trabalho da escola coroado pela segunda vez serve de exemplo. “Se eles seguirem orientações e levarem os estudos com afinco, vão conseguir chegar lá. Vão se dar bem em um concurso, no Enem, vão fazer Medicina. A vitória deles é da nossa escola, que por mais que seja pública, tem ensino de qualidade”, destaca.

SAIBA MAIS

Criado em 2010, o projeto é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano, é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado. Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema anual, e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional. 

Projeto traz novas perspectivas aos estudantes

“Divisor de águas”. Assim que Amanda da Silva Duarte, hoje com 18 anos e acadêmica de Letras na UFMS, enxerga o programa. Jovem Senadora em 2017, ela foi a primeira aluna da Escola General Malan a representar Mato Grosso do Sul. “[O projeto] me trouxe novas perspectivas, achava que o Brasil era só isso aqui, com os costumes daqui. Não me atentava para essa pluralidade”, comenta.

Foi justamente a pluralidade, trabalhada na redação, que levou Amanda ao Senado. No ano passado, o tema foi a intolerância. “E eu escrevi a pluralidade brasileira e as raízes da intolerância. Tratei da perspectiva histórica de como o Brasil se construiu como este País enorme, com vários povos que descenderam de lugares diferentes, religiões diferentes e que ainda insistem em descriminar, excluir e matar aquilo que não é igual”, descreve.

No texto, ela defendeu que é preciso enxergar a existência do outro, não como ameaça e sim, como complementação. 

Na vida estudantil e hoje acadêmica, a professora que coordena as inscrições em cursos, Jane Laura, é por quem Amanda nutre eterna gratidão. “Eu não sabia como começar, estruturar ou formular uma redação. E ela [professora] foi de fundamental importância na minha vida e na de todo mundo que já estudou com ela. Ela nos respeita, é paciente e compromissada. Faz com que a gente consiga argumentar, utilizando aquilo que nós já vivemos”, conta.

Como Jovem Senadora, Amanda e o grupo de 2017 propuseram, por uma das comissões formadas, um projeto que prevê a criação do portal de transparência para a saúde, em que pacientes teriam acesso à fila de cirurgia, lotação de unidade de pronto atendimento, medicamentos disponíveis na rede pública.

“Porque, se é público, é nosso sim e tem que monitorar”, frisa. A proposta aguarda tramitação no Senado.

AGENDA CULTURAL

Com ingressos a partir de R$ 10, cinemas terão programação variada, incluindo indicados ao Oscar

Feira Ziriguidum e Feira da Praça Bolívia entram em clima de carnaval com folia antecipada; ONGs voltam à ativa e cães e gatos poderão ser adotados em campanhas

06/02/2026 09h30

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letais Divulgação

Continue Lendo...

A Semana do Cinema, que começou ontem e vai até quarta-feira, é a oportunidade perfeita para colocar em dia a lista de lançamentos ainda não vistos nas telonas.

Com ingressos a partir de R$ 10 em todos os cinemas de Mato Grosso do Sul, estarão disponíveis durante a promoção alguns dos filmes indicados ao Oscar 2026, como: “O Agente Secreto”, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme” e “Zootopia 2”.

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letaisCINEMA “Zootopia 2” - Após desvendarem o maior caso da história da cidade, Judy e Nick são surpreendidos por uma ordem do chefe Bogo: os dois detetives precisarão frequentar o programa de aconselhamento Parceiros em Cris
Foto: Divulgação

Seguindo a linha cinematográfica, o Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), participa hoje, a partir das 18h30min, da Mostra de Animação Regional MS 2026, promovida pela TransCine – Cinema em Trânsito.

Em sua segunda edição, a mostra apresenta ao público um panorama diverso da produção de animação realizada no Estado, reunindo obras que exploram diferentes técnicas, estilos e narrativas. A sessão no MIS contará com a presença de diretores e diretoras dos filmes selecionados, promovendo o diálogo direto entre realizadores e espectadores.

Foram selecionados para a exibição os filmes “+ Forte”, de Ara Martins; “A jornada de Lila”, de Jorge de Barros; “Carlos”, de Suzana Nellis; “Cinema, futebol e os visitantes”, de Acir Alves; “Cuidado com a Cuca”, de Maria Luiza Staut e Liara Belmira; “Curupira, o Herói da Mata”, de Gustavo Santana; “Entre o Movimento e as Linhas”, de Gael Queiroz; “O Bichano”, de Luísa Costa; “Outros Bichos”, de Tatiana Varela; e “Salvador Dalí – O pai do surrealismo”, de Pedro Souza.

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letaisFILME “Curupira, o Herói da Mata” - Média-metragem de animação produzido em Mato Grosso do Sul, a trama acompanha o Curupira, último de sua linhagem, enfrentando ameaças humanas e extraterrestres para proteger o Pantanal
Foto: Divulgação

Para a coordenadora da TransCine – Cinema em Trânsito, Mariana Sena, a mostra reflete o amadurecimento do cinema local e a necessidade de fortalecimento contínuo do setor.

“A TransCine sempre tem a preocupação de levar o cinema para todos os públicos, democratizando o acesso à cultura. Quando vemos as obras realizadas pelos nossos cineastas, percebemos o quanto já avançamos e o quanto ainda precisamos investir no nosso cinema”, afirma.

Amanhã, o projeto encerra as atividades com uma oficina de animação em flipbook, voltada para crianças, na ONG Núcleo Humanitário da Nhanhá, destacando o caráter formativo e comunitário da iniciativa.

FEIRAS

Em edição especial de Carnaval, a Feira Ziriguidum acontece amanhã, das 16h às 23h, na Praça do Preto Velho.

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letaisMÚSICA Feira ziriguidum - Bloco Que Delícia o Verão faz um esquenta de carnaval na feira em comemoração ao aniversário da cantora Beca, das 16h às 23h na Praça do Preto Velho
Foto: Divulgação

Além da gastronomia e economia criativa proporcionada pela feira, essa edição contará com o Baile do Regis, com uma mistura contagiante de ritmos brasileiros, unindo a alegria do samba, do pagode e do axé em um esquenta de carnaval.

Na mesma energia, o Bloco Que Delícia o Verão, mistura referências atuais e regionais com grooves dançantes e leituras contemporâneas para comemorar o aniversário da cantora Beca.

Para a criançada, a 30ª edição terá o Bailinho Era Uma Vez, com teatro de brincar.

No domingo, acontece a primeira edição deste ano da Feira da Praça Bolívia, também com uma edição especial de carnaval. Das 9h às 14h, a feira oferece economia criativa, comida típica, artes e artesanatos, antiguidades, moda e muito mais.

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letaisMÚSICA Feira da Praça Bolívia - Das 9h às 14h, primeira edição deeste ano terá Nano Elânio como uma das principais atrações musicais
Foto: Divulgação

Entre as atrações musicais do dia estão: Niltinho Marron, Carla e Mikimba, Trio Francês, Banda Skuderia, Nano Elânio, Karlinhos Villa-Lobos, André Marx e Os Imperdíveis.

PETS

Amanhã, das 9h às 15h, uma feira de adoção de cães e gatos organizada pela ONG Amicats acontecerá na Cobasi – Avenida Afonso Pena, nº 3.665. Ao todo, cerca de 15 animais estarão disponíveis para adoção, todos filhotes e já vermifugados.

"Hamnet: A Vida Antes de Hamlet" é um drama histórico que explora o luto de William Shakespeare e sua esposa, Agnes, após a morte de seu filho de 11 anos, Hamnet, pela peste bubônica no século XVI deserta cheia de riscos letaisFEIRA Adoção Pet - Cerca de 15 filhotes de cães e gatos estarão disponíveis para adoção amanhã na Cobasi
Foto: Divulgação

“Essa é uma oportunidade de oferecer um lar com amor e respeito a animais que foram abandonados e levar uma companhia e muito amor para casa”, destaca Ana Cristina Castro, presidente da Amicats.

Para adotar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. Para a adoção de gatos é obrigatório levar – ou adquirir na loja – uma caixa de transporte e para o caso de cães, a guia com coleira.

Com mais de 400 gatos atualmente acolhidos, a Amicats atua diariamente no resgate, cuidado e encaminhamento responsável de animais, além de apoiar pessoas que também se dedicam à causa animal. As feiras de adoção fazem parte desse trabalho contínuo, que depende de solidariedade, engajamento e amor coletivo.

A ONG pode ser ajudada financeiramente com doações de qualquer valor pelo Pix: 27806981/0001-15 (CNPJ). Outras informações estão disponíveis no Instagram @ongamicats.

Com o retorno da Feira da Praça Bolívia, volta também a já consagrada campanha de adoção de animais, em parceria dos feirantes e a Superintendência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campo Grande (Subea).

Todos os cães e gatos disponíveis são verificados e chipados. Para adotar um novo bichinho de estimação, basta levar um comprovante de residência – conta de água, energia, telefone ou internet – e a identidade pessoal. Os animais ficarão disponíveis do horário de início da feira, às 9h, até às 12h.

O Castramóvel da Prefeitura de Campo Grande, estará amanhã no Shopping Bosque dos Ipês, no Acesso C do estacionamento, das 14h às 17h, levando informação, prevenção e atenção aos pets.

Entre os serviços oferecidos estão: coleta de sangue para diagnóstico rápido da Leishmaniose Visceral Canina, vacinação de cães e gatos contra a raiva, cadastro para castração de cães e gatos e orientações sobre animais peçonhentos.

Assine o Correio do Estado

Felpuda

Que rufem os tambores! O distinto eleitorado pode ir se preparando...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (06)

06/02/2026 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fernando Pessoa - escritor português

"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela”.

FELPUDA

Que rufem os tambores! O distinto eleitorado pode ir se preparando para assistir, de camarote, o show de vitimismo que deverá ser dado por certos políticos, tão logo venha à tona malfeitos neste ano eleitoral. “Perseguição” deverá ser a palavra mais ouvida, como se fosse antídoto à realidade e permitindo que posem vestidos de anjos celestiais. Aí, acredite quem quiser nas “lágrimas de crocodilo”. E não custa lembrar: cessarão caso o resultado nas urnas seja positivo. Caso contrário, virará “chororô”, mesmo. É cada uma...

DiálogoQue rufem os tambores! O distinto eleitorado pode ir se preparando para assistir, de camarote, o show de vitimismo que deverá ser dado por certos políticos, tão logo venha à tona malfeitos neste ano eleitoral. “Perseguição” deverá ser a palavra mais ouvida, como se fosse antídoto à realidade e permitindo que posem vestidos de anjos celestiais. Aí, acredite quem quiser nas “lágrimas de crocodilo”. E não custa lembrar: cessarão caso o resultado nas urnas seja positivo. Caso contrário, virará “chororô”, mesmo. É cada uma...

 Diferenciado

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou que a reforma tributária, em vigor a partir deste ano, prevê tratamento tributário diferenciado para pessoas físicas que exercem atividades econômicas em pequena escala, os chamados nanoempreendedores.

Mais

A proposta trabalha a inclusão social ao dar reconhecimento legal a atividades hoje informais, e também alcança motoristas e entregadores por aplicativo. A medida se aplica a pessoas físicas que atuam de forma individual e sem CNPJ, com receita anual de até R$ 40,5 mil.

DiálogoDra. Rachel Furquim Marson

 

DiálogoThaily Semensato

Expectativa

O resultado da reunião de Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PL, com a cúpula do partido, poderá mudar os rumos da pré-campanha. A legenda tem compromisso com a reeleição do governador Riedel (PP) e trabalha para eleger dois senadores, com a possibilidade de abrir segunda vaga para partido aliado. Desse encontro deverá sair uma “palavra de ordem” para apagar os incêndios causados por rebeldes. A conferir.

Sufoco

Político observador que só, afirmou que, na realidade, os vereadores caíram numa espécie de armadilha que eles mesmo criaram. E que para dar satisfação à população que pressionava sobre a questão do IPTU e do lixo, decidiram aprovar um projeto com “dose de revanchismo”, porque a proposta da prefeita Adriane Lopes não passou por eles. Seria uma medida no estilo “matar dois coelhos com uma só cajadada”. Pois é...

Ficam

O deputado Londres Machado (PP) foi escolhido novamente pelo governador Eduardo Riedel como líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, enquanto Pedrossian Neto também volta a ser o vice. O decano parlamentar agradeceu a confiança e ressaltou o apoio que sempre teve dos colegas em votações de projetos importantes para Mato Grosso do Sul.

Aniversariantes

  • Dra. Magali Martins Trivellato,
  • Luiz Ricardo de Oliveira Debortoli,
  • Christiano Lima Metello,
  • Dr. Gustavo Mendes Medeiros,
  • Diego Correia,
  • Francisco Lopes da Silva,
  • Dimas Gonçalo de Faria,
  • Jalmir Amorim Dutra,
  • Marco Antonio Homem
  • de Carvalho,
  • Pe. Ricardo Carlos,
  • Antonio Tomaz de Lima,
  • Cláudio Cézar Machado,
  • Marivalde dos Santos,
  • Vicente Mota de Souza Lima,
  • Amelia Barbosa Nogueira,
  • Yolanda Barreto Flud,
  • Zilda Nunes de Castro,
  • Karolina Curado Coppola Zanotto,
  • Luiz Carlos Franco,
  • Paulo Rogério de Carvalho Silva,
  • Antonio Alberto de Bortoli,
  • Glaucy da Silva Carmo,
  • José Espíndola de Barros,
  • Artemis Cesco Fieschi,
  • Dr. Marcos Alves Chaves,
  • Dra. Lilian Gonçalves,
  • Nelly Rieskstins Villarinho Bonfim,
  • Urbano Paulo Santi,
  • Flávio Neves Costa,
  • André Alves Ferreira,
  • Maria Flavia Decco,
  • Marcelo Moraes Salles,
  • Paulo Henrique Aguiar Nery,
  • Vagner Pinheiro da Conceição,
  • Ozená Alves Almeida,
  • Tays Kaida Vieira,
  • João Borges dos Santos,
  • Ilza de Rezende Chagas,
  • Luiz Carlos Capucci,
  • Nelson Coleto Amador de Souza,
  • Vilson Corrêa,
  • Luiz Roberto Holf de Araujo,
  • Fernando de Paula Lousada,
  • Dante Martins de Oliveira,
  • Aleide Figueiredo Serra,
  • Patrícia Akemi Tsuge Ikeziri,
  • Amaury Neiva de Carvalho e Silva,
  • Clóvis Glienke,
  • Hamilton Carvalho de Moura,
  • Claudio Marques Costa Junior,
  • Hélio Machado Borges,
  • João Simemuta da Costa Fonseca,
  • Cleber Jackson Toledo,
  • Fabiano Barth,
  • Maria Cristina Ataíde,
  • Argemiro Ângelo Corrêa Rezende,
  • Leandro Gianny Gonçalves
  • dos Santos,
  • Cinthia Emmanuelle Silva Arantes,
  • José Márcio de Araújo,
  • Edson de Almeida,
  • José Carlos Araújo Lemos,
  • Célia Aparecida Bartles Carvalho,
  • Maria Francisca Menezes Farias
  • Araújo,
  • Joise Maira Bearari Ramos,
  • Kasla Garcia Gomes Tiago de Souza,
  • Getúlio José da Costa,
  • Eduardo Bogalho Pettengill,
  • José Carlos Pesuto,
  • Maria Carmen Martinez Santos,
  • Polyanne Cruz Soares Silva,
  • Ayrton José Motta Nunes,
  • Roberto Torres Filho,
  • Vanessa Escobar Machado,
  • Adriana Eliza Barbosa Pinheiro,
  • Delvio Fagundes Cordeiro,
  • Leda Ribeiro Mendes Martins,
  • Antonio Gilmar Vieira,
  • Elidia Cruciol,
  • José Carlos de Souza Teixeira,
  • Fernando Marques,
  • Nelson Luiz de Carvalho,
  • Vladmir Tavares de Lima,
  • Hilda Maria Menezes,
  • Katia Mendes de Souza,
  • Vivianne Marques,
  • Beatriz Franco de Souza,
  • Waleska Nascimento Flôres,
  • Luis Henrique Ribeiro,
  • Mara Barbosa de Almeida,
  • Dr. Sideni Soncini Pimentel,
  • Laura Fernandes Mendes,
  • Alício Alvares de Oliveira,
  • Ernani Vicente de Souza,
  • Eurídice Maria Araújo,
  • Carla de Almeida Lopes,
  • Ednéia Maria de Medeiros,
  • Joaquim da Silva Nogueira,
  • Antonio João da Silva,
  • Maria Lúcia Mendes de Lima,
  • Claudete Rosa Pereira,
  • Francisco Carlos de Andrade,
  • Lorena Miranda de Souza,
  • Glaucia Conrado Teixeira,
  • João Carlos Martins Pinheiro,
  • Tatiane Santos Vieira,
  • Mário Sérgio Marques,
  • Roberto Campos da Costa,
  • Ana Lúcia Mendes Barbosa,
  • Maurenn Pereira de Oliveira.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).