Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MÚSICA

Quarteto de Campo Grande faz série de shows no Paraguai

Violonistas apresentam disco "Paisagens brasileiras" durante a turnê

10 AGO 19 - 14h:20NAIANE MESQUITA

O Quarteto Toccata, formado pelos violonistas campo-grandenses Jardel Tartari, Marcos Araújo, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier, inicia na quinta-feira uma série de concertos na capital do Paraguai. O grupo realiza o lançando e divulgação do primeiro disco, “Paisagens Brasileiras”. “Nós lançamos esse disco o ano passado em Campo Grande e agora iniciamos as apresentações internacionais”, afirma Salgado. 

Serão realizados quatro concertos em diversas instituições culturais de Assunção, no Paraguai, entre os dias 15 e 17 de agosto. “Entramos em contato com algumas pessoas, enviamos o material e conseguimos montar esse roteiro”, explica.
No dia 4 de setembro, o quarteto também embarca para o Rio de Janeiro, onde realizará concerto em um dos principais palcos da música brasileira na atualidade, o Espaço Cultural do BNDES.

A apresentação foi possível por meio de edital público, em que vários grupos do Brasil concorreram.
O CD “Paisagens Brasileiras” é o resultado da parceria entre compositores brasileiros e o Quarteto Toccata, que resultou na criação, estreia e gravação de obras inéditas e adaptações de peças consagradas dedicadas ao Quarteto Toccata. Com obras inéditas de Marco Pereira, Rodrigo Vitta, Ernst Mahle, Eduardo Martinelli, Clarice Assad, João Luiz e transcrições de Ernani Aguiar e de Edmundo Villani-Côrtes. “Provavelmente também faremos apresentações no ano que vem em Montevidéu e Buenos Aires”, diz. 

Quarteto Toccata

O Quarteto Toccata foi criado em julho de 2010. Em novembro do mesmo ano, o grupo realizou sua primeira apresentação acompanhado por uma Orquestra, executando o concerto para 4 violinos em Si menor de A. Vivaldi (RV 580 – transcrição Quarteto Toccata), junto da Sinfônica de Campo Grande, no festival Encontro com a Música Clássica; neste mesmo mês, foi o ganhador do concurso Prêmio Campo Grande de Música de Concerto – 2010, categoria música de câmara.
Desde sua estreia, já realizou diversos concertos passando pelas principais cidades de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. 

No ano de 2012, gravou uma faixa no CD “Descendo o Sarrafo”, que resgatou as obras do pernambucano Amintas José da Costa, o “Sarrafo”. Este álbum foi patrocinado pelo programa Petrobras Cultural e foi um dos indicados ao Prêmio da Música Brasileira no ano de 2013. 

Também em 2013, o Quarteto Toccata foi um dos grupos selecionados para participar do projeto Violão no Masp, que é uma das séries mais importantes dedicadas ao violão de concerto no Brasil, realizado no Museu de Artes de São Paulo (Masp).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o horóscopo deste domingo
ASTRAL

Confira o horóscopo deste domingo

Michel Teló estreia temporada nova de “Bem Sertanejo”
TV

Michel Teló estreia temporada nova de “Bem Sertanejo”

Mostra de cinema debate a relação entre psicanálise e sociedade
CINEMA

Mostra de cinema debate a relação entre psicanálise e sociedade

Confira receitas simples, rápidas e saborosas
CORREIO B

Confira receitas simples, rápidas e saborosas

Mais Lidas