Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PROSA DE CRIANÇA

Projeto de contação de histórias finaliza lançamento em Campo Grande

9 MAI 19 - 20h:30ALINE OLIVEIRA

O projeto ‘Prosa de Criança’ encerra as apresentações de lançamento do livro compilado a partir das oficinas de criações literárias em Campo Grande, no próximo dia 11 de maio, a partir das 8h, na Escola Sesc Horto. No evento, os estudantes da Capital receberão os exemplares com histórias que aprenderam oralmente com seus familiares.

Iniciado em setembro do ano passado, a iniciativa teve dois momentos: oficinas de criação literária com alunos do ensino fundamental de cinco cidades. O objetivo é difundir as manifestações orais tradicionais de Mato Grosso do Sul, a partir do registro, publicação e circulação dos contos, cantigas e mitos populares repassados de pais para filhos.

Apesar de ser a capital do Estado, Campo Grande tem apenas 119 anos de emancipação e congrega o centro administrativo, empresarial e cultural da região. Com 885,7 mil habitantes (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), recebeu o apelido carinhoso de Cidade Morena, por conta da coloração avermelhada do solo do município.

A exemplo das outras localidades participantes, a cidade tem suas particularidades e entre elas, a quantidade expressiva de imigrantes de diferentes partes do mundo: Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Bolívia, Portugal, Síria, Libano, entre outros países. Além disso, em Campo Grande está localizada a 2ª maior comunidade indígena urbana do Brasil.

Urbano X Rural – A história reproduzida no livro Prosa de Criança se chama ‘A Lenda da Floresta Negra’ e descreve as aventuras de um grupo de estudantes que decidiu realizar uma excursão em uma floresta indígena, mas, acabaram se perdendo no caminho e passaram um sufoco por não conseguirem voltar para casa.

Em determinado momento encontraram um homem e perguntaram qual o caminho de volta para a casa, e o mesmo respondeu: “Escolham entre o caminho da direita ou da esquerda”, e foi embora. A escolha das crianças levou-as a vivenciarem desafios de contos de fadas, como lutar com espadas contra mágicos, gigantes e palhaços assustadores. Por sorte conseguiram superar os obstáculos e voltaram para casa com muitas histórias para contar aos amigos e familiares.

Outros contos relatados destacam temas que mesclam o mitológico com histórias contadas pelos antepassados (avós e bisavós), como a história do fantasma da ‘Noiva da Serra’ em Nioaque, o ‘Pássaro Mágico’ que gostava de pregar peças em crianças, um ‘Campinho de futebol assombrado’ e ‘Uma Princesa Encantada’, que tinha um cachorrinho mágico e companheiro.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Record reforça programas jornalísticos e mira profissionais da Band
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Record reforça programas jornalísticos e mira profissionais da Band

Mostra gastronômica terá pratos<br> com ingredientes regionais
CAMPO GRANDE

Mostra gastronômica terá pratos com produtos regionais

'Kombeiros' se reúnem no Horto Florestal para comemorar aniversário
FÃS DE KOMBI

'Kombeiros' comemoram aniversário no Horto Florestal

Prateleira de novos programas pesa nos cofres da Band
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Prateleira de novos programas pesa nos cofres da Band

Mais Lidas