Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

NORDESTE

Praias de Pernambuco atraem
pela beleza e tranquilidade

27 DEZ 18 - 09h:00CRISTINA MEDEIROS

Há lugares, neste Brasilzão de meu Deus, que podem ser chamados de pedaços do paraíso. Em Pernambuco, sem sombra de dúvida, as praias do município de Tamandaré são um destes locais. Com águas azuis-esverdeadas, estão 100 quilômetros distante do Recife, capital do estado.

Tamandaré é uma cidade que abriga cinco praias: a Boca da Barra, a do Pontal do Lira, a de Tamandaré, a das Campas e a dos Carneiros – esta última é considerada uma das mais bonitas do Brasil e do mundo. Todas revelam uma paisagem selvagem, pouco tocada pela mão do homem, com coqueiros distribuídos por toda a faixa de areia e onde o mar é morno e tranquilo.

Nas praias de Tamandaré são encontrados enormes paredões de recifes de corais. Eles podem ser facilmente observados por meio das piscinas naturais, que estão a poucos metros mar adentro. Basta curto passeio de barco ou pequena distância a nado para que seja possível avistá-los e admirá-los. 

Como não há ondas, o mergulho é garantido e a natureza subaquática é linda e de riqueza única. É sempre bom ter alguma câmera que possa registrar imagens debaixo d’água. Todo mundo que passa por lá quer fotografar.

Boa parte do que se pode explorar por entre os recifes de corais deve sua preservação ao projeto Costa dos Corais, parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Fundação Mata Atlântica, que lutam pela manutenção de 413 mil hectares em três municípios de Pernambuco e dez de Alagoas. A Praia de Tamandaré fica dentro da zona de preservação da vida marinha, área de proteção onde não é permitida nenhuma atividade humana, exceto pesquisas científicas.

Tal preservação é essencial para que o clima de Tamandaré seja perfeito. Entre os jangadeiros que arrastam suas pequenas embarcações em direção ao mar e as crianças que jogam bola nas areias da praia, a vida por lá parece passar em ritmo bem mais leve. O sol brilha um pouco mais e a brisa do mar teima em carregar os problemas para longe. 

Na parte norte da enseada, ainda é possível ver as ruínas do Receptivo e da Igreja de São José de Botas, que datam de 1800. Na orla, pode-se encontrar algumas opções de quiosques que oferecem carta de pratos locais, como o lagostim. Vale a pena também visitar o museu marítimo, que tem câmeras que transmitem imagens do fundo do mar.

Em decorrência da beleza paradisíaca de suas praias, o destino, também conhecido como Caribe brasileiro, é perfeito para quem busca viagem romântica. Muitos casais em lua de mel elegem Tamandaré como a viagem dos sonhos. E eles estão longe de estarem errados.

MUITA HISTÓRIA

A Praia dos Carneiros é um dos points mais disputados quando se pensa em lazer e belezas naturais. É na orla que se encontra a Capela de São Benedito, que data do século 18 e é um dos pontos mais visitados. 

Até hoje a igrejinha recebe cerimônias de casamento. Ela é acessível por estrada (dez quilômetros, sendo cinco de terra) ou pela praia (cerca de 40 minutos de caminhada) e é rústica na medida certa. São oito quilômetros de orla, o que evita tumulto mesmo na alta temporada. Além das particularidades descritas acima, tem ainda um rio de águas verdes que se mistura com o mar na maré alta. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Um furacão vai sacudir os primeiros capítulos de nova novela da Globo
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Um furacão vai sacudir os primeiros capítulos de nova novela da Globo

Nova York é perfeita para passar Natal e Ano Novo
TURISMO

Nova York é perfeita para passar Natal e Ano Novo

Confira o seu astral para esta terça-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta terça-feira

Cena literária
CRÔNICA

Cena literária

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião