Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Pernambuco é o destino perfeito para quem procura belezas naturais

Estado conta com locais impressionantes
13/08/2019 07:00 - NAIANE MESQUITA, COM AGÊNCIAS


 

O destino mais famoso em Pernambuco é, claro, Fernando de Noronha, porém, além do recanto, o estado tem diversos representantes de belezas naturais em outros municípios. 

A costa de Pernambuco compreende cerca de 185 quilômetros, com praias famosas como Porto de Galinhas e outras selvagens, como a Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Esta última é digna de um cartão-postal, com altos coqueiros, areia branca e um mar azul. Um dos pontos mais famosos do local é uma igreja do século 18, que deixa qualquer cerimônia de casamento inesquecível.

RECIFE

A capital de Pernambuco é um caso a parte. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, Recife tem museus, praças, teatros, feiras, pontes, fortes, palácios e monumentos inesquecíveis. 

O Instituto Ricardo Brennand, por exemplo, reúne mais de 3 mil armas e armaduras medievais, além de diversas esculturas e pinturas.

Outra cidade encantadora de Pernambuco é a colorida Olinda, em que o charme fica por conta dos casarões coloniais no estilo barroco, igrejas centenárias, mosteiros, casas e ateliês com fachadas de muitas cores. A cidade também é famosa pelo tradicional Carnaval, em que há apresentações de frevo. 

Já Caruaru, Garanhuns e Petrolina ficam no interior do estado, com atrações diferentes em cada uma. O destaque de Caruaru é o Teatro Nova Jerusalém, em que todos os anos durante a Semana Santa acontece uma das maiores encenações da Paixão de Cristo a céu aberto. Acidade também costuma receber 1 milhão de turistas no ritmo de forró e quadrilhas durante o mês de junho e julho. 

Garanhuns, por sua vez, é conhecida como a Suíça pernambucana, por conta do seu clima serrano, enquanto Petrolina se destaca como grande produtora de uvas, por suas vinícolas para visitação e pela beleza do Rio São Francisco, que deixa a viagem com um toque nordestino. 

ILHA DE ITAMARACÁ

O nome pode ser familiar, já que foi de uma das capitanias hereditárias da história do Brasil e palco de disputas da era colonial no século 17. 

Com suas ruas cheias de sombra, cajueiros e mangueiras, a Ilha de Itamaracá faz sucesso por oferecer atrações turísticas o ano todo. 

A mais famosa é o Forte Orange, que conserva a arquitetura original da ocupação holandesa, antes de serem expulsos pelos portuguesas. No local também há o Ecoparque Peixe-Boi & Cia., um importante parque de proteção ao animal marinho.

GASTRONOMIA

A gastronomia de Pernambuco é típica do Nordeste brasileiro, com muitos frutos do mar, mas também sarapatel, buchada, dobradinha, mão-de-vaca, cozido, chambaril, peixada e bolo de rolo. O que o turista pode estranhar é o café da manhã. No menu, tem cuscuz de milho ou de mandioca, batata-doce, banana, munguzá, frutas, pão, arroz-doce, angu, coalhada, broa de milho, canjica e pamonha. 

Felpuda


Tudo indica que o MDB não conseguiu convencer o PSDB de iniciar namoro com vistas a casamento nas eleições, e a ideia teria sido descartada. Os tucanos demonstraram que o problema deles não é o cargo: os emedebistas ofereceram a vaga de vice na disputa à Prefeitura de Campo Grande, a mesma cobiçada pelos tucanos, mas na chapa do PSB do atual prefeito. A questão, politicamente falando, seria, digamos, o oferecido “noivo”. Afe!