Correio B

CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Nova das sete terá centro gastronômico de dar inveja a "Dona do Pedaço"

Nova das sete terá centro gastronômico de dar inveja a "Dona do Pedaço"

Continue lendo...

A gastronomia, ao que tudo indica, por causa da força comercial, não deixará mais de marcar presença nas novelas. Também vira “personagem”. Depois do sucesso dos bolos de Maria da Paz (Juliana Paes) em “A Dona do Pedaço”, então, vai que vai.

Só para se ter uma ideia, em “Salve-se Quem Puder”, a nova das sete com estreia em 27 de janeiro, um dos seus espaços mais importantes atende por Empório Delícia, comandado por Helena Santamaria, personagem de Flávia Alessandra.

Trata-se de um centro gastronômico com vários ambientes intercalados. Construído na cidade cenográfica da novela nos Estúdios Globo, no Rio, ocupa aproximadamente 1000 metros quadrados e abriga um amplo mezanino.

Inspirado nos grandes centros gastronômicos do Brasil e do exterior, o Empório Delícia é composto por vários espaços independentes e conta também com uma identidade visual própria. O local vai proporcionar a circulação de personagens de diferentes núcleos, além de importantes reencontros na trama de Daniel Ortiz.

A Globo, aliás, foi nos detalhes: a área abriga o restaurante italiano Sentimenti, com um teto formado por garrafas de vidro, uma feira orgânica, delicatessen, lojas de queijos e embutidos, uma padaria com pães artesanais e pizzas, espaço para venda e degustação de vinhos, um moderno bar, entre outros.

TV Tudo

Cinema

Em cartaz na novela "As Aventuras de Poliana", do SBT, Dalton Vigh retorna aos cinemas no dia 9 de janeiro com o longa "A divisão". Um trabalho que foi lançado primeiro como série na Globoplay e no qual interpreta um deputado estadual, Venâncio Couto, que almeja ser governador e tem a filha sequestrada. Dalton também marcará presença no longa "Sem pai nem mãe", estrelado  por Alexandre Nero.

Talk show 

Glenda Kozlowski, nova contratada do SBT para o comando de um reality esportivo, vai começar a aparecer em programas da casa para trabalho de divulgação.

Ela já tem uma conversa acertada com Danilo Gentili no “The Noite” e grava nos próximos dias.   

Policial

Terminaram as filmagens de “Terapia da Vingança”, novo trabalho de Marcos Bernstein que reúne no elenco Cláudia Abreu, Julia Lemmertz, Alexandre Borges, entre outros.

O roteiro conta a história de uma advogada que decide fazer justiça com as próprias mãos, após ver sua filha assassinada pela violência do Rio de Janeiro.

Pedra em cima

Telespectadores e fãs criaram um abaixo-assinado na internet pelo não-cancelamento do programa “Como Será?”.

No entanto, conforme antecipado, a Globo já bateu o martelo sobre o assunto. Não tem volta. E trabalha em outro projeto para o horário, que estreia no começo de 2020.     

Foto: Felipe Martini / TV Globo

Mulheres

Marjorie Estiano participa hoje do segundo episódio da série “Mulheres Fantásticas”, no “Fantástico”.

A atriz vai falar sobre a história de Maria Sibylla Merian (1647-1717), uma suíça naturalista e ilustradora científica que estudou as plantas e insetos e pintou-as em grandes detalhes. 

Combinado assim

Amanhã, às 13h, todos os convidados do especial “Família Record” deverão estar no estúdio Teatro, da Record em São Paulo, para fazer a foto oficial. Na sequência, gravação do primeiro programa, que vai ao ar dia 17. Por volta das 16h, pausa de uma hora para troca de figurino e lanche, no camarim de cada participante. Das 17h às 20h, gravação do segundo programa, no ar dia 19. 

E “o mais importante”: a Record pede muita “alegria e descontração” dos convidados. 

Na trave

Bárbara França, como antecipado por aqui, quase pegou o papel de protagonista em “Amor Sem Igual”. No fim, por decisão da Record, a missão de viver a garota de programa Poderosa foi destinada a Day Mesquita. Porém, Bárbara se manteve no projeto, com outro papel.

Vive Fernanda, namorada de Pedro Antônio (Guilherme Dellorto). Na história, a família dela não aceita o romance, pelo fato de o rapaz ser de família humilde.

O mínimo

Para tirar apresentadores da concorrência, a CNN Brasil tem sido bastante “agressiva”. Além de oferecer quantia muito superior, coloca na mesa de negociações um contrato de no mínimo 4 anos. Outro fator que também colaborou para  essas contratações foi o “descontentamento” dos profissionais em seus locais de trabalho. Monalisa Perrone, não é mais novidade, queria distância das madrugadas.        

Marca

O Grupo Band registrou a marca “Bora Brasil” e a disponibilizou para o seu departamento de jornalismo.

Numa dessas...

Rendeu

Olha só: Tomsonaro, personagem de Tom Cavalcante, fez um sucesso tão grande no digital do Multishow, que levou o Grupo Globo a solicitar uma nova leva de “pílulas” especialmente para a internet.

Só que as novas gravações, com Tomsonaro recebendo seus convidados, ficarão exclusivas do Globosatplay.

Bate-Rebate

·       “Malhação” vai completar 25 anos em abril de 2020...

·       ...A próxima, “Transformação”, com estreia em maio, leva assinatura de Priscila Steinman e Márcia Prates.  

·       Isis Valverde lança “Camélias em mim”, dia 17, a partir das sete da noite, na Livraria da Travessa, na Barra,

Rio.

·       Ao contrário do “BBB” da Globo, a Record, em “A Fazenda”, deixou de apostar em números musicais na edição de encerramento...

·         ... Na Record, foco nos finalistas e VTs relembrando momentos polêmicos, engraçados e decisivos da temporada.

·       Equipe do “Aqui na Band” já gravou todos os programas para o período de férias...

·       ...Se nada mudar, o ultimo ao vivo desta temporada irá ao ar dia 20.  

·       Começaram as gravações da nova temporada da série “Os Roni”, para o Multishows.

·       Especial de Natal do Neymar no SBT será apresentado no dia 24...

·       ... Falando no craque do PSG e seleção, o período de férias por aqui deve ser dos mais movimentados...

·       ... Existe até a expectativa de jogos beneficentes dele com Gabigol em campo. 

C´est fini

O “BRDay”, evento que reúne grandes nomes da música e sempre atrai milhares de pessoas para as ruas de Nova York, continuará recebendo atenção do Grupo Globo. Está garantido em 2020. Até porque, possui um parceiro de peso.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

ARTES VISUAIS

Floripa de novo!

Após temporada de sucesso, Lúcia Martins Coelho Barbosa inaugura mais uma exposição em Florianópolis:"Do Pantanal para a Ilha 2" permanece em cartaz até 3 de janeiro e apresenta 20 telas, 6 delas inéditas, com elementos da fauna e flora sul-mato-grossense

17/12/2025 10h00

A artista com suas obras durante inauguração da mostra no dia 3 deste mês

A artista com suas obras durante inauguração da mostra no dia 3 deste mês Divulgação

Continue Lendo...

A artista plástica sul-mato-grossense Lúcia Martins Coelho Barbosa apresenta em Florianópolis uma seleção de obras que celebram a potência estética e simbólica do Pantanal.

Reconhecida internacionalmente, especialmente pelas pinturas de onças-pintadas, sua marca registrada, Lúcia construiu uma trajetória sólida ao longo de mais de quatro décadas nas artes visuais, marcada por pesquisa, identidade regional e profunda relação com a fauna brasileira.

Após uma temporada de sucesso em agosto, “Do Pantanal para a Ilha” retorna a Florianópolis, agora em novo local, na Sala Open Cultura, em exposição até o dia 3 de janeiro.

A mostra é composta por 20 telas, seis delas inéditas e outras peças de sucesso do acervo de Lúcia, que já expôs em sete países e quatro estados brasileiros.

“O nome ‘Do Pantanal para a Ilha’ veio da ideia de apresentar o Pantanal para um novo público que está conhecendo meu trabalho, e para isso coloquei nas telas elementos como as flores de aguapé, as árvores do Cerrado e as onças, que são meu carro-chefe”, apresenta Lúcia.

A artista com suas obras durante inauguração da mostra no dia 3 deste mêsReprodução obra "A procura da caça", de Lúcia Martins

LEGADO DE MS

Outro elemento regional incorporado nos quadros é a renda nhanduti, um bordado artesanal tradicional do Paraguai cujo nome significa “teia de aranha” em guarani, uma referência à sua aparência delicada e intrincada, utilizada normalmente em peças decorativas e roupas.

Ao todo, foram vários meses de preparação para a exposição, em um longo processo de produção e ressignificação de obras, utilizando as técnicas pastel sobre papel e acrílico sobre tela.

As obras que compõem essa exposição vão refletindo lugares, flores e animais, que talvez não despertem a atenção das pessoas no dia a dia, mas que, de algum modo, acabam fugindo do lugar comum.

Elas são um resumo do que Lúcia vê, vivencia e considera como mais “importante” enquanto legado da natureza de Mato Grosso do Sul para o Brasil e para o mundo.

A artista com suas obras durante inauguração da mostra no dia 3 deste mês“Onça que Chora”, um dos trabalhos inéditos da nova exposição

ESPANTO

A mostra reúne, assim, trabalhos figurativos que retratam, por exemplo, a onça-pintada como símbolo de força, ancestralidade e preservação, convidando o visitante a mergulhar no imaginário pantaneiro e, ao mesmo tempo, nas camadas poéticas que permeiam a trajetória da artista.

Para Lúcia, a arte é como um portão de entrada para um novo mundo, nesse caso o Pantanal sul-mato-grossense.

“O Pantanal não é margem. É centro de novas narrativas. É daqui que falamos ao mundo. O que eu gostaria que essa minha exposição causasse é até um certo espanto ao se ver que aqui também tem gente que faz arte. E nada melhor do que se apresentar quando alguém já tem curiosidade de lhe conhecer”, afirma a mestra das cores e texturas.

“Eu vivo para a arte, se eu não tivesse essa profissão, esse dom de colocar nas telas minhas emoções, meus sentimentos, talvez eu não tivesse nenhuma utilidade para a sociedade. A arte é, acima de tudo, questionadora. O que eu sinto como artista plástica há mais de 45 anos é que estamos ainda abrindo caminho para os artistas que virão. Gostaria muito que o artista fosse respeitado, fosse aceito, fosse útil, pois a arte alimenta a alma”, diz a artista.

PERFIL

Lúcia Martins Coelho Barbosa vive e trabalha em Campo Grande. Formou-se em história pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT). Fez pós-graduação em Comunicação, na área de imagem e som pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Atua na área de artes plásticas, em Campo Grande, há mais de 40 anos e já mostrou suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguai.

A artista com suas obras durante inauguração da mostra no dia 3 deste mêsReprodução obra Florescer no Pântano, de Lúcia Martins

Com o projeto Peretá – “Caminho” na língua tupi-guarani – , a artista exibiu o grafismo indígena e instalações em quatro capitais brasileiras – Brasília, Goiânia, São Paulo e Campo Grande.

Reconhecida por diversas premiações e homenagens, a artista segue expondo seu trabalho em coletivas e individuais. 

Em 2016, Lúcia criou o Múltiplo Ateliê, onde desenvolve trabalhos com artistas e pesquisadores, incluindo gastronomia, educação somática, dança contemporânea, yoga e audiovisual. Como afirma, é “fiel à sua missão de operária da arte”.

>> Serviço

A exposição “Do Pantanal para a Ilha 2”, da artista plástica sul-mato-grossense Lúcia Martins Coelho Barbosa, foi inaugurada em 03 de dezembro e está aberta para visitação até 03 de janeiro de 2026, na Sala Open Cultura, do open mall (shopping aberto) Jurerê Open. Av. Búzios, 1.800), Florianópolis (SC). Das 10h às 22h.

MÚSICA

Jerry Espíndola celebra 40 anos de carreira com turnê no Paraguai

17/12/2025 09h30

jerry espindola

jerry espindola

Continue Lendo...

Para comemorar 40 anos de carreira, o cantor e compositor Jerry Espíndola finaliza o ano com um intercâmbio cultural no vizinho Paraguai. O artista se apresenta, a partir de hoje, nas cidades de Assunção e Concepción.

Hoje, Jerry Espíndola & Banda é uma das atrações no “Conexiones 2025 – Respirarte”, realizado na capital paraguaia, no prestigiado JazzCube (Edificio Atrium).

Amanhã, ao lado de Rodrigo Teixeira e da cantora Maria Alice, Jerry participa, também em Assunção, do evento beneficente da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura.

Já na sexta-feira, o concerto será no Centro Cultural de La Villa Real, em Concepción. Jerry estará acompanhado dos músicos Sandro Moreno (bateria), Gabriel de Andrade (guitarra) e Rodrigo Teixeira (baixo).

O repertório traz composições do autor com foco nos ritmos que são a marca registrada de Jerry, como a polca-rock e a guarânia-reggae.

No evento de hoje, no JazzCube, além de Maria Alice, conta com a participação dos artistas paraguaios Funkchula, 4Ally e Ale Shit e da argentina Luli Maidana.

O “Conexiones 2025 – Respirarte” envolve concertos, mesas de debates e encontro de produtores paraguaios, argentinos e brasileiros.

Jerry Espíndola participa, amanhã, de ação beneficente para arrecadar fundos para a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura.

O evento na capital paraguaia será realizado na escola do grupo musical, formado por jovens e crianças que vivem na comunidade localizada nas proximidades do aterro sanitário de Cateura, o principal e maior aterro de Assunção. Os instrumentos da Orquestra de Cateura são produzidos com materiais encontrados no aterro.

O grupo já passou por diversos países e ganhou fama mundial após o lançamento do documentário “Landfill Harmonic”, em 2014.

Já na sexta-feira, a apresentação será no Centro Cultural de La Villa Real, que fica na Mansión Cueto, local histórico da capital do Departamento de Concepción.

A cantora Maria Alice é a convidada especial e após o show de Jerry Espíndola haverá o lançamento do EP da banda paraguaia The Los.

Em quatro décadas de carreira, Jerry já tem mais de 140 composições gravadas por Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Zélia Duncan e outros artistas. É parceiro de nomes como Chico César, Anelis Assumpção e Itamar Assumpção. Jerry atualmente é integrante do duo Hermanos Irmãos e participa do coletivo Fronteira Guarani.

A turnê “Jerry Espíndola 40 Tons – Intercambio Cultural Paraguai” é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, sob gestão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

>> Serviço

“Conexiones 2025 – Respirarte”

Hoje – às 19h
JazzClube – Assunção (PY)
Jerry Espíndola & Banda, com participação de Maria Alice; dos paraguaios Funkchula, 4Ally e Ale Shit; e Luli Maidana (Argentina);

Amanhã – às 19h
Escola da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura – Assunção (PY)
Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira e Maria Alice;

Sexta-feira – às 20h
Centro Cultural de La Villa Real – Concepción (PY)
Jerry Espíndola e Maria Alice.

*Horário paraguaio de verão, uma hora à frente do horário de MS

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).