TELEVISÃO

No calor da onda

"SóTocaTop Verão" dá novo gás ao programa musical das tardes de sábado da Globo
15/01/2020 15:13 - MÁRCIO MAIO/TV Press


 

Chega a ser clichê, mas é um fato: férias de verão combinam com as cores fortes, um clima solar e, principalmente, boa música. Não à toa, essas características já foram exaustivamente exploradas por programas de tevê. Tanto em formatos novos quanto em edições especiais durante a estação mais quente do ano. Daí, não chega a surpreender a escolha da Globo por levar o “SóTocaTop” para o ambiente de praia nesse período. A questão é que, com essa decisão, a emissora conseguiu dar um ar mais interessante ao formato, que não chega a empolgar com seus rankings nas tradicionais exibições cotidianas. Em tons fortes e com um belo cenário, o “SóTocaTop Verão” se mostra uma boa estratégia para as tardes de sábado da emissora.

O formato novo trouxe junto uma dupla diferente de apresentadores. Se afastaram as cantoras Maiara e Maraísa, substituídas por Ludmilla e Mumuzinho nessa temporada de férias. Fora do formato de estúdio, os dois colegas se mostram bastante à vontade e interagem bem, tanto com os convidados quanto entre si. As atrações musicais, aliás, parecem ter sido escolhidas a dedo – e não necessariamente a partir das paradas de sucesso. Algo que já ficou claro na primeira apresentação musical, de Zeca Pagodinho, na estreia da edição de verão, no último dia 4.

Apesar do cenário ao ar livre e com fundo de mar – as gravações aconteceram no Rio, na Marina da Glória –, a paisagem carioca não chega a ser tão valorizada. Na verdade, o clima é um misto de festival musical com churrasco entre amigos. O que, de fato, combina bastante com a faixa de horário e o dia da semana em que o “SóTocaTop Verão” é exibido: por volta das 15h de sábado. Para se ter uma ideia, o primeiro episódio registrou 14,6 pontos no Ibope na Grande São Paulo – quase cinco pontos a mais que os 9,9 conquistados pelo programa na semana anterior, sem o clima de verão e com as apresentadoras “antigas”.

Tirar o programa do estúdio, aliás, foi uma grande sacada. Primeiro, porque todos os convidados conseguem interagir. Isso favorece também os encontros musicais promovidos, que se tornam mais empolgantes diante das reações da plateia. O clima de verão ainda propicia algumas cenas inusitadas. Como, por exemplo, Nego do Borel empinando uma pipa em cima do palco, enquanto canta. Na verdade, são situações como essas que mostram a importância do clima de descontração do “SóTocaTop Verão”. Algo que ocupa quase o mesmo espaço que a própria música ali.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".