É DE GRAÇA!

Nas férias, museu exibe filmes regionais e internacionais

Mostra será realizada de segunda a sexta, com entrada gratuita
25/01/2020 18:41 - ADRIEL MATTOS


 

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, abre na próxima segunda-feira (27) o “CineMIS – Especial de Férias”, uma semana com exibição de filmes de Mato Grosso do Sul e internacionais. O evento será realizado até a próxima sexta-feira (31), das 14h às 17h30.

No dia 27 serão apresentados os filmes “O Menino que Engoliu o Sol”, “Cordilheira de Amora II”, “Fujona – Em Busca da Liberdade” e “As Invenções de Akins”. No dia 28 estará em cartaz o filme O Menino e o Mundo. No dia 29 será exibido o filme “Viva – A Vida é uma Festa”, no dia 30 é a vez do filme A Loja Mágica de Brinquedos e no dia 31, será apresentado o filme “Os Goonies”.

O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail: mis@fcms.ms.gov.br.

Confira as sinopses:

“O Menino que Engoliu o Sol” é um curta-metragem baseado no universo poético de Manoel de Barros, no mito do fogo dos índios Guató, e no livro infantil homônimo O Menino que engoliu o sol, de Ricardo Pieretti Câmara. Quando o dia dorme, o Menino tem tanto medo do escuro que não quer dormir, nem comer, pois sua barriga está cheia de medo. A direção é de Patricia Alves dias e a duração é de 7 min.

“Cordilheira de Amora II” é um documentário sobre a indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martinez que vive na vila indígena de Amabai, em Mato Grosso do Sul e transforma seu quintal em um experimento do mundo. A direção é de Jamile Fortunato e a duração é de 12 min.

“Fujona – Em Busca da Liberdade” é a história de uma onça pintada que ainda filhote fugiu por duas vezes do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande e ocupou, entre o fim de 2010 e início de 2011, o noticiário regional. A fujona mostrava ali sua vontade de vivenciar sua liberdade, mas como deve ter sido, para o animal, passar por essa situação? O curta-metragem reconstrói os fatos sob o ponto de vista da onça pintada. A direção é de Lu Bigatão e a duração é de 22 min.

“As Invenções de Akins” é um curta-metragem infanto-juvenil produzido em Campo Grande, onde o pequeno Akins, filho único de mãe solteira, resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Usando de muito humor, aventura e uma pitada de fantasia, a narrativa de “As Invenções de Atkins” busca mostrar às crianças que é possível resolver situações-problema por meio da persistência, da curiosidade e do aprendizado proveniente da tentativa e erro. Direção de Ulisver Silva e duração de 33 min.

“O Menino e o Mundo” conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe em uma pequena casa de campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo onde seu pai mora. Para sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas de vida. A direção é de Alê Abreu e a duração é de 1h e 25 min.

“Viva – A Vida é uma Festa”: é um filme sobre Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. Direção Lee Unkrich e Adrian Molina. Duração 1h45 min.

“A Loja Mágica de Brinquedos”: A Loja Mágica do Sr. Magorium é um paraíso de brinquedos onde tudo ganha vida, inclusive a própria loja. Um dia o sr. Edward Magorium (Dustin Hoffman), que tem 243 anos, decide ceder o controle de seu estabelecimento à insegura e jovem gerente Molly Mahoney (Natalie Portman). Quando um cético contador chamado Henry Weston (Jason Bateman) surge para fazer uma auditoria em todos os brinquedos a loja passa por uma misteriosa mudança. Os brinquedos, antes alegres e coloridos, se tornam silenciosos e acinzentados. Para recuperar o local Molly e Henry precisarão encontrar a magia existente dentro deles próprios, contando com a ajuda de Eric Applebaum (Zach Mills), um garoto de 9 anos que tem dificuldades em fazer amigos. Direção Zach Helm e duração de 1h30min.

“Os Goonies”: Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura. Com direção de Richard Donner e duração de 1h41min.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".