Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CORREIO B

Festival promove duas semanas de cinema francês em Campo Grande

6 JUN 16 - 15h:44DA REDAÇÃO

Pela primeira vez, Campo Grande recebe a principal mostra de cinema francês do País, o Festival Varilux de Cinema. De 9 a 22 de junho, os cinéfilos da Capital poderão conferir o melhor do cinema produzido no país que inventou a sétima arte. As exibições acontecem no Cinemark Campo Grande.

Ao todo, serão exibidos 15 filmes de gêneros variados: drama, romance, comédia, biografia, animação, há opção para todos os gostos. Além destes, haverá exibição do clássico “Um homem e uma Mulher”, de Claude Lelouch, em versão remasterizada por homenagem ao 50º aniversário do lançamento.

O festival é realizado por meio de uma parceria entre a produtora carioca Bonfilm e realizadores locais, que se mobilizam para que o público tenha acesso aos lançamentos. Em Campo Grande, a Aliança Francesa foi a articuladora para a vinda do evento. 

“Há dois anos temos nos esforçado para trazer esse festival para a cidade. Fazer parte desse projeto é um privilégio e, ao mesmo tempo, um ganho para a comunidade local. Conseguimos colocar a cidade no circuito nacional”, afirma Márcia Saddi, vice-diretora da instituição na Capital.

Segundo ela, o objetivo principal da realização desse evento na Capital é oferecer mais opções culturais ao público da cidade. “Temos como nossa missão divulgar a cultura, sobretudo francófona, e não poderíamos deixar Campo Grande à margem desse festival. Apostamos na diversidade cultural e no acesso”, pontua.

Em 2016, o Festival Varilux chega a 50 cidades brasileiras e atinge todas as regiões, de norte a sul, do País. Para o diretor e curador do Festival, Christian Boudier, nesta edição há muito que comemorar. “O Festival Varilux já se consolidou como um dos principais incentivadores e difusores da cultura francesa no Brasil”, esclarece. 

Uma diferença importante em relação a anos anteriores é o aumento na duração do festival. Pela primeira vez, ele será realizado em duas semanas.“Ganhar uma semana a mais de exibição é um presente para nós, realizadores, e principalmente, para o fã do bom cinema francês”, comemora. 

DESTAQUES

A programação do festival contará com 15 filmes, lançados entre 2015 e 2016 na França. São lançamentos que chamam a atenção pela variedade de temas e pelas histórias insólitas. Atores consagrados como Omar Sy, que ganhou fama mundial com o blockbuster francês “Os Intocáveis”, e Jean Dujardin, vencedor do Oscar por “O Artista”, estão em duas produções de destaque da mostra: “Chocolate”, drama sobre o primeiro artista circense negro na França; e “Um Amor à Altura”, comédia romântica  sobre a relação desigual entre uma advogada e um arquiteto.

Sobre outro destaque da programação não há palavra melhor para descrevê-lo do que “imperdível”. Trata-se de “Meu Rei”. A produção, quarto longa da diretora Maïwenn, garantiu a Palma de Ouro de Melhor Atriz para Emmanuelle Bercot (que empatou com Rooney Mara). O filme também tem Vincent Cassel. No enredo, os dois personagens atormentam um ao outro. O drama surge quando a personagem de Bercot se mostra indecisa entre continuar ou cair fora da relação amorosa.

Outros destaques da programação são a animação “Abril e o Mundo Extraordinário”, de Franck Ekinci e Christian Desmares, vencedora do prêmio Cristal no Festival de Annecy; e a comédia dramática “Marguerite”, de Xavier Giannoli, com Catherine Frot, premiada com o Cesar 2016 da Melhor Atriz. O filme se baseia na história da rica e excêntrica americana Florence Foster Jenkins que não desistiu de cantar em público apesar de não ter talento algum.

Histórias insólitas, inclusive, não faltam no festival. É o caso de “La Vanité”, uma comédia dramática sobre eutanásia e amor. O produção dirigida por Lionel Baier traz Carmen Maura como grande estrela. A programação completa pode ser conferida no site: www.variluxcinefrances.com/2016/cidade/campo-grande-ms.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Ausências de Anitta e Ludmilla chamam atenção em lista do Show da Virada
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Ausências de Anitta e Ludmilla chamam atenção em lista do Show da Virada

Produções de novelas prometem grandes disputas nos próximos tempos
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Produções de novelas prometem grandes disputas nos próximos tempos

Veja como fazer massas diferentes e deliciosas
CULINÁRIA

Veja como fazer massas diferentes e deliciosas

Dica da semana: Brittany Runs a Marathon
Via Streaming

Dica da semana: Brittany Runs a Marathon

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião