Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CARNAVAL

Escola de samba lança samba-enredo hoje com a presença de Renato Teixeira

Agremiação Deixa Falar presta homenagem ao músico no Carnaval do ano que vem

18 AGO 19 - 08h:47NAIANE MESQUITA

O samba-enredo da Escola de samba Deixa Falar, de Campo Grande, intitulado “Tocando em Frente, Sou Caipira Pirapora”, será lançado hoje (18), durante um almoço, às 11 horas, no Clube Estoril, com a presença do homenageado Renato Teixeira e de outros nomes importantes da música regional como Geraldo Espíndola, Jerry Espíndola, Walter Filho, Rodrigo Teixeira, Grupo Acaba, dentre outros.

Na adolescência, quando morava em Taubaté, no Vale do Paraíba, Renato Teixeira de Oliveira trabalhou numa rádio local ao lado de notórios conhecedores da cultura e das canções do Brasil caipira. Teixeira muda-se para a cidade de São Paulo e, junto a amigos, mantém um estúdio de jingles publicitários. No período, ele fez parte do grupo "Água", em companhia de vários outros musicistas eles dedicavam-se aos temas caipiras em canções gravadas sob o apuro de suas habilidades com os instrumentos musicais (violas, violões de seis e 12 cordas, baixo, flautas e percussão).

Renato Teixeira entrou para o universo dos clássicos de nossa cultura quando, em 1977, Elis Regina grava "Romaria", sucesso que entrou para a história, comovendo o público até hoje. Muito além de cultivar a música das tradições mais genuínas do Brasil, Teixeira faz os gêneros renascerem, criativos, em registros sofisticados e, ao mesmo tempo, intensamente populares. 

A ligação do músico com o Mato Grosso do Sul teve início na amizade com o poeta Paulinho Simões, que constituiu sua carreira na cidade de Campo Grande, à época Estado de Mato Grosso. Simões apresentou o amigo Teixeira a seus parceiros locais. Frequentando as cidades de Dourados e Bonito, em MS, ele compôs canções inspiradas por suas paisagens. Em Bonito, por sinal, passou o Carnaval de 2018, quando gravou a canção para a cidade no próprio hotel-fazenda onde esteve hospedado. 

Relacionar Renato Teixeira ao carnaval não é inusitado, em 2012 ele foi enredo e desfilou como destaque na Escola de Samba Acadêmicos do Chafariz, de Taubaté, que tem sua sede no bairro onde viveu. A trajetória de Teixeira envolve e dá voz às mais alegres e sensíveis tradições da cultura popular do Brasil, evoca seus lugares mais diversos, a identidade e os afetos de seu povo. A escolha do músico para o enredo de 2020 da Deixa Falar soa mais do que acertada e causará muita felicidade a todos a quem seu carnaval chegar.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

"Refletindo Sobre o Brasil" é o novo livro de Pedro Chaves
LANÇAMENTO

"Refletindo Sobre o Brasil" é o novo livro de Pedro Chaves

Rádio do Ratinho, em São Paulo, será inaugurada na semana que vem
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Rádio do Ratinho, em São Paulo, será inaugurada na semana que vem

Conheça atrações históricas e cenários exuberantes da Turquia
TURISMO

Conheça atrações históricas e cenários exuberantes da Turquia

Dica da Semana: "The Politician"
VIA STREAMING

Dica da Semana: "The Politician"

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião