Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ARTE PARA CRIANÇAS

Encontro de Teatro entre Crianças tem programação dedicada aos pequenos

Evento começa hoje e segue até domingo

8 OUT 19 - 07h:00NAIANE MESQUITA

Quando as portas de um patrocínio garantido se fecharam de repente, Fernando e Ligia decidiram manter a programação da quarta edição do Encontro de Teatro entre Crianças (Eteca). Apesar dos empecilhos financeiros, os artistas criaram uma vaquinha na internet, engajaram os 120 alunos de teatro e contaram com antigos parceiros para resistir as dificuldades.

“O valor total para fazer o evento sairia em torno de R$ 60 mil. Conseguimos cerca de R$ 4 mil com a vaquinha, as passagens áreas dos artistas que vêm de outros estados, mas ainda não garantimos os cachês; provavelmente vai sair do nosso bolso, e decidimos arcar com isso por acreditar que, como cidadãos de Campo Grande, o Eteca contribuirá para a construção de uma sociedade mais harmônica e alegre. Nós cremos dessa forma”, afirma Fernando Lopes Lima, ator e diretor da Grupo Casa – Coletivo de Artistas, organizador do evento.

O desejo de realizar o Eteca surgiu em Fernando e em Lígia Pietro, que estão à frente do Grupo Casa, em 2016. “Na época, estávamos na semana da criança e ligamos em várias escolas para oferecer apresentações artísticas. Uma das diretoras que entramos em contato, de uma escola particular, afirmou que há 17 anos não entrava teatro na escola dela. Naquele momento, percebemos que precisávamos mostrar para essas pessoas que o teatro é muito importante na formação da criança”, explica Fernando. 

PROGRAMAÇÃO

A programação do Eteca começa às 18h, com a abertura do evento, e segue às 19h com o lançamento oficial da Badaiá – Livraria Itinerante. No mesmo dia, a 10ª Mostra Infantil do Grupo Casinha começa, com a apresentação, às 20h, da peça “Toda Forma de Amor”, da Cia Ar Negus (MS). “A livraria traz livros infantis que nemsempre estão à venda nas livrarias da cidade, são de difícil acesso. A livraria é do Grupo Negus”, explica Fernando.

No dia, também ocorrerá a Feirinha Teco-Teco, com comidinhas, artesanatos, brinquedos e venda de livros. 

No dia 9, o evento começa às 15h, com a feirinha, e às 16h, com o tradicional pocket show do Circo de La Chapeu (MS), no Teatro do Pé de Jatobá, na Praça das Águas. Já às 19h, é a vez da “R.U.I.A.”, da Cia. Dançurbana, no Teatro Arena do Shopping Bosque dos Ipês.

Na quinta-feira, a apresentação será da peça “Acorda Amor”, da Cia. Quatro Manos.

OFICINAS
O Eteca também terá oficinas. No dia 11 de outubro, das 9h às 12h, é a vez de “Antes do Nariz”, curso destinado a palhaços, atores e interessados. Das 14h às 17h, a programação continua com a oficina “O corpo cômico dando credibilidade inverossímil”, ministrada por Marcos Camelo (RJ). 

No mesmo dia, a apresentação “Milho Tagarela”, da Banda Cria, do Rio de Janeiro, apresenta-se no Teatro Arena do Bosque dos Ipês.

No sábado (12), Dia das Crianças, há uma roda de conversa no Grupo Casa, das 9h às 11h, a Feirinha Teco-Teco, das 15h às 18h e “As aventuras de Bagacinho”, às 16h, no Teatro Pé do Jatobá, na Praça das Águas. Por fim, às 19h, acontece a apresentação de “Nosso Grande espetáculo”, da Adorável Cia., também do Rio de Janeiro. A programação se encerra no domingo, com uma roda de conversa, das 9h às 11h, e às 15h30min, com a apresentação da peça “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da Cia. Fulano di Tal, de Mato Grosso do Sul. A programação é gratuita.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o seu astral para esta segunda
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta segunda

Fim de ano na TV promete ser o mais modesto dos últimos tempos
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Fim de ano na TV promete ser o mais modesto dos últimos tempos

Confira o seu horóscopo para este domingo
ASTRAL

Confira o seu horóscopo para este domingo

NOSSA HISTÓRIA

Por motivo de saúde, Sandy não participa de passagem de som em dia de show em SP

Júnior deu noticia ao público, sendo ovacionado em seguida

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião